Sem Título-1Nesta segunda-feira, a UHD Alliance – consórcio de fabricantes e estúdios de cinema que apoiam o padrão Ultra High Definition (4K) de vídeo e televisão – certificou o primeiro player Blu-ray 4K, lançado no mês passado pela Samsung no mercado americano. Significa que a indústria decidiu mesmo dar impulso à produção e distribuição de discos de altíssima resolução, coisa que ainda estava em dúvida. Já havia certificação para streaming em 4K, mas como este depende da disponibilidade de banda a maioria dos especialistas acha que só mesmo os discos garantirão a entrega da qualidade prevista no UHD.

HO&A_037_UHDA_LOGO_FINAL_v6No início do ano, a UHD Alliance divulgou as especificações para TVs 4K (com o selo ao lado), sem mencionar os players. Parecia desnecessário especificar também estes, mas a nova decisão pode dar mais segurança aos consumidores, já que, em princípio, tudo será divulgado de forma transparente. Uma das preocupações da entidade é evitar mal-entendidos como o dos “TVs 3K”, que causaram polêmica mundial (no Brasil, o caso mais marcante foi o dos primeiros TVs 4K da LG, como relatamos aqui).

A entidade informou já ter certificado ao todo 30 modelos de players Blu-ray 4K, que devem ser lançados nos próximos meses no mercado internacional (o Brasil, com a crise atual, deve ficar fora disso ainda por algum tempo). Além da Samsung, estão previstos lançamentos da LG, Philips e Panasonic. Todos deverão portar o selo acima.

Eis aqui um resumo das especificações, pelas quais o usuário deve procurar quando for adquirir um aparelho 4K (seja player, TV ou projetor):

Resolução de imagem: 3.840 x 2.160 pixels

Processamento de cor: WCG (Wide Color Gamut), em 10-bit, padrão BT.2020

Processamento de vídeo: HDR (High Dynamic Range)

Decodificador H.265, também HEVC (High Efficiency Video Encoding), para descompressão de sinal da internet

Obs.: os aparelhos 4K também devem ter acesso direto à internet.

Para quem ainda não viu, aqui está um comparativo entre os TVs 4K e os Full-HD convencionais. Este outro teste também é interessante.

6 thoughts on “Blu-ray 4K agora é pra valer

  1. Olá Senhor Orlando Barrozo .

    Num Brasil de crise sem fim e diretamente os políticos em Brasília são os grandes responsáveis pela situação atual em que vivemos , acredito que os grandes lançamentos não chegarão tão cedo nas lojas deste país . As informações acima mencionadas pelo Senhor é de fundamental importância e séria também interessante o mesmo nós informar quais os televisores em que já foram lançados no Exterior com o processador HDR e também com o certificado Premium e se tiver como quais as marcas de televisores e polegadas . Sou fã da marca panasonic mas no Brasil a Empresa não investe tanto !!

    Aproveito para saber se é verdade em que a Samsung desistiu de fabricar televisores com a tecnologia OLED em 4k devido ao seu alto custo ,.É real esta informação ?

    Finalizo desejando a todos Felicidades .

    JOSÉ CARLOS

  2. Olá José Carlos, obrigado pelo contato. De fato, a Samsung anunciou na semana passada que não vai investir em OLED por enquanto. Quanto aos TVs HDR, alguns modelos que estão saindo no mercado americano: LG 65EF950V (65″), Samsung UE65JS9500 (65″), LG 55EG960V (55″), Panasonic Viera TX-55CX802 (55″), Sony Bravia X94C (75″), Philips PUS8601 (55″), LG Signature G6 OLED TV (65″), Hisense 43H7C (43″), Hisense 75M7900 (75″), Panasonic 58DX902 (58″), Samsung KS9500 SUHD TV (88″) e Sony XD93 (65″). Só os da LG são OLED. Espero ter ajudado. Abs.

  3. Olá Orlando .

    Com certeza o Senhor me ajudou sim e como ajudou !! Muito Grato e feliz por sempre nós deixar atualizados, bem informados quanto ao assunto tecnologia .

    Em relação aos TVs como já tenho um de 65 polegadas FULL HD ( plasma Panasonic VT 60 ) ,meu objetivo se for viável em 4k terá que ser um TV OLED de 75 a 80 polegadas com HDR e o certificado Premium . Como tive o privilégio de ler uma reportagem do Senhor na feira CES ( Estados Unidos ) quando fez vários elogios a qualidade de imagem do televisor com a tecnologia OLED , agora esse é meu objetivo a não ser as páginas sejam alteradas pela tecnologia .

    Um forte abraço e que Deus lhe proteja sempre ao lado de sua família .

    JOSÉ CARLOS

  4. Eu tenho uma Sony 4K modelo X85C, do ano passado (2015, por isso a letra “C”), e ela é HDR. O HDR foi adicionado apos um update do firmware do televisor, baixado via internet. Os modelos 2016 terminam com a letra “D” e ja vem de fabrica com o HDR.

  5. Oi Orlando e amigos do blog .

    Acabei de ler neste momento 21:05 horas do dia 24/05/206 matéria em relação a Empresa Samsung .Se uma informação que está correndo a rede estiver correta, há uma chance de que a Samsung deixe de lado a ideia de trabalhar com televisores OLED para apostar em modelos QLED. Aparentemente, tal decisão seria pautada por questões como custos de produção.
    Também há problemas segundo a Empresa referentes ao tempo [de vida útil] e ao custo de produção com grandes produtos, uma vez que eles usam material orgânico”, explicou um representante do alto-escalão da empresa sul-coreana. A informação é do site ETNews.

    Para aqueles que estão se perguntando sobre as vantagens de uma TV QLED para uma OLED, a primeira tem como aliados o fato de não utilizar materiais orgânicos em sua composição, além de contar com um baixo custo para produção e oferecer uma durabilidade ainda maior se comparada ao outro tipo de televisor. Somado a isso, os aparelhos QLED contam com o mais estabilidade de luz e claridade, bem como melhorias na cor de cada pixel apresentado – o que é bom para conteúdo HDR (sigla para High Dynamic Range, ou grande alcance dinâmico).

    Recentemente acompanhei a informação da desistência de algumas marcas com a tecnologia 3D em 4k e pelo que estou observando vem mais desistências num futuro bem próximo como a OLED . Pra encerrar isso não é legal para quem é apaixonado por video ,nos deixando em dúvida quanto as nossas novas aquisições ,mas quando não sei !!

    Se alguém quiser comentar em relação as informações , gostaria muito !!

    Saudações a todos .
    JOSÉ CARLOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *