Augusto de Valmont (Selton Mello) *** Local Caption *** Cap. 04 – Cena 17: Augusto ( Selton Mello ) sai do quarto de Cecília ( Alice Wegmann ) e caminha na direção do quarto de Mariana ( Marjorie Estiano ), que fica perto do seu.

Os privilegiados que já têm em casa um TV compatível com sinal HDR podem conferir desde segunda-feira, no aplicativo Globo Play, a primeira produção desse tipo exibida no mundo. Mais uma façanha da Globo, com Ligações Perigosas, minissérie que adapta a história clássica, escrita em 1782, para o ambiente da alta sociedade carioca dos anos 1920.

Segundo Paulo Rabelo, diretor de tecnologia da Globo, pela primeira vez estão sendo usadas câmeras HDR (a emissora comprou 50 delas). Essas câmeras registram as imagens num formato bruto, que a Globo chama de RAW, que consegue captar muito mais nuances, texturas e contraste. “O nível de detalhamento da imagem em HDR obriga a mais cuidados na produção, inclusive nos detalhes de maquiagem, cenários, roupas e cores”. O segredo está em usar também processadores HDR na pós-produção: o sinal é transferido para essas ilhas, e daí liberado na resolução desejada, que pode ser UHD ou Full-HD. Em breve, a Globo estreia sua segunda produção com essa qualidade: Dupla Identidade.

“A plataforma Globo Play nos ajuda nesse tipo de experiência, porque não é possível transmitir essa qualidade de sinal em rede”, diz Rabelo. “É preciso ter um receptor de TV compatível e também uma conexão de banda larga de pelo menos 30 Megabits reais por segundo”. A Globo calcula que 400 mil usuários já baixaram o app Globo Play em TVs smart. “Sem dúvida que a oferta de conteúdos em 4K agrega na audiência como um todo”, acrescenta Rabelo.

Como comentamos ontem, HDR deve ser agora a “bola da vez” em TVs, mais até do que 4K. Enquanto esta tecnologia trata especificamente de resolução (quatro vezes mais pixels do que em Full-HD), HDR significa um tratamento mais refinado de cada pixel. “O impacto será muito grande sobre toda a cadeia, desde a captação, pós-produção e distribuição, além dos ajustes finos dos TVs que o consumidor poderá fazer em casa”, nos disse Rabelo.

Embora LG e Sony já tenham anunciado o lançamento desses TVs, por enquanto somente Samsung e Panasonic estão à venda. E a Globo fechou parceria com a marca coreana para começar a oferecer conteúdos em 4K HDR.

8 thoughts on “Como é o sinal HDR da Globo

  1. Deve haver algum engano na informação. Comprei a cerca de 2 meses atrás o modelo LG 55UH6500, já com esta tecnologia.

  2. Tem erro na informacao, sim… Eu tenho uma Sony que eu comprei em dezembro de 2015 (o modelo foi lancado no Brasil em fevereiro do ano passado) e ela tem HDR… O que aconteceu é que o modelo foi lançado por aqui sem, mas um update de firmware introduziu a feature alguns meses depois (quando eu comprei, em dezembro, esse update ja estava disponivel na internet).

    Mas resumindo: ano passado ja existiam televisores Sony 4K com HDR no Brasil.

  3. Amigos, lembro que as normas para TVs HDR foram oficializadas somente em janeiro, durante a CES. Os modelos 4K HDR lançados no ano passado são diferentes dos novos top de linha. Por ex: não tinham backlight Local Dimming, que permite aumentar a luminosidade. A própria Sony está lançando duas linhas diferentes de 4K, uma delas (mais barata) com painel Edge-lit, que é menos eficiente. LG, Samsung e Panasonic têm agora pelo menos um modelo desse tipo. O problema é que, no caso dos demais modelos, isso nem sempre fica claro para o consumidor. Assim como há duas categorias distintas de 4K, há duas de HDR. Como já explicamos aqui, essa é uma característica do conteúdo: de nada adianta um TV HDR se o material não foi gravado e processado dessa forma, como é o caso da nova série da Globo e dos novos discos Blu-ray UHD. Infelizmente, a única forma de verificar isso é com os próprios olhos. Abs. Orlando

  4. Orlando . eu comprei uma Samsung 40″ UHD 4K Flat Smart TV KU6000 Series 6 modelo 2016. Que possui HDR- Primium . Pergunto vou ter acesso ao conteudo 4KHDR da Globo play 4k? O pouco que vi com a funçao HDR abilitada achei que a imagem ficou menos niítida . ps A minha tv nao aparece na lista de tevs compativeis com HDR.

  5. Olá Diógenes, obrigado pela mensagem. De fato, esse modelo não é compatível com conteúdos gravados em HDR. Mas você pode assistir ao material da Globo Play em 4K convencional; as diferenças principais estão no contraste e na profundidade das cores. O que vimos até agora em nossos testes é que o modo HDR aumenta excessivamente o brilho da imagem, às vezes influenciando na reprodução de cores. Veja este vídeo: http://revistahometheater.uol.com.br/portal/2016/08/11/gravamos-em-4k-abertura-dos-jogos-olimpicos/. Importante: o modo HDR só deve ser acionado para conteúdos que foram efetivamente gravados dessa forma. Abs. Orlando

  6. Orlando obrigado pela rápida resposta, foi muito esclarecedor. Porém continua com uma dúvida. Que conteúdo eu posso assistir em HDR sendo que o modelo da minha TV não é compatível com o HDR da Globo play. Será que o HDR da minha Tv é um falso HDR, não tem utilidade para nenhum conteúdo? Espero que as minhas dúvidas ajundem outros consumidores, pois essa tecnologia é muito nova e existe poucas dicas na web. Desde de já agradeço a atenção.

  7. Diógenes, os TVs Samsung com HDR são apenas os top de linha, com tamanhos acima de 50″. Aparece essa sigla no menu? Abs.

  8. Olá Orlando. Sim a TV tem no menu a opção HDR + .Samsung 40″ UHD 4K Flat Smart TV KU6000 Series 6 modelo 2016. Que possui HDR- Primium. Hoje pude acessar o Globo play e assistir a única minissérie em 4k HDR . Percebi uma melhor a nas cores , etc mesmo não sendo uma tv Top e sendo de 40 polegadas ,imagino a qualidade das tvs top com HDR leva as imagens a outro patamar. Abs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *