ginasticaA Olimpíada Rio 2016 começou nesta quarta-feira, e é possível ter uma ideia de como acontece um evento desse porte na era da comunicação instantânea. Em março, já tínhamos informações sobre como funcionaria o esquema técnico da cobertura, que pela primeira vez une TV e internet em tempo real. Mas eram apenas planos. Agora, podemos ver na prática.

Quem tem um decoder NET da nova geração, por exemplo, pode acessar pela TV os 40 canais especiais do SporTV Play dedicados aos Jogos. NET e Globosat decidiram se unir nesse trabalho e, assim, o sinal que inicialmente só poderia ser acessado pela internet entra também na rede da operadora. A promessa da Globosat é manter no ar, durante todo o período dos Jogos, os sinais gerados pela OBS (Olympic Broadcasting Services) com som ambiente (sem narração), para quem quiser acompanhar imagens de suas modalidades favoritas. Segundo a NET, alguns destaques do evento vão entrar também na grade do Now, ou seja, o assinante poderá revê-los a qualquer momento.

A atual geração de decoders já é híbrida: pode receber tanto os sinais de TV quanto os de internet. E, por ser patrocinadora dos Jogos (através da Embratel, que adquiriu os direitos ainda em 2010), a NET/Claro consegue explorar melhor as possibilidades da comunicação digital, conciliando banda larga e redes 3G e 4G (mais detalhes aqui).

Estes Jogos Olímpicos serão, ao mesmo tempo, um acontecimento histórico e um desafio de tecnologia, pois com certeza haverá explosão de tráfego nas competições mais importantes. Imaginem uma final de futebol entre Brasil x Argentina, ou a disputa do ouro nos 100m rasos com o fenômeno Usain Bolt. Todo mundo vai querer ver.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *