Gradativamente, os canais de TV por assinatura – que por definição são pagos – vão se espalhando pelas novas mídias (gratuitas). Assim como comentamos ontem sobre a expansão mundial do Netflix, no Brasil alguns dos principais programadores procuram ocupar espaços no universo digital. Globosat é um dos mais ativos nessa estratégia. Agora, proprietários de TVs smart da LG também podem acessar conteúdos do Telecine Play pela plataforma WebOS, exclusiva dessa marca. Pelo app, pode-se assistir a filmes de grandes estúdios com áudio original, e sem custo extra. A conferir qual será o cardápio.

A mesma Globosat já oferece seu app para TVs smart, de várias marcas, além do Globosat 4K, que por enquanto tem poucos conteúdos. Através deles, é possível assistir a boa parte dos programas já exibidos em canais como Globo News, SporTV e Multishow – cada um com seu “canal dentro do app”. Outras programadoras – como Turner e HBO – lançaram aplicativos próprios, que podem ser baixados em qualquer dispositivo, inclusive TVs. No fundo, todas querem expandir seu alcance, atingindo públicos que não necessariamente estão diante de um TV ou têm uma assinatura.

No limite, essa prática significa “independência” do usuário em relação aos pacotes das operadoras, isto é, aquele usuário que não faz questão de assistir a programas ao vivo. No mercado americano, esse conflito – que lá foi apelidado de cord cutting – já se estabeleceu, como já explicamos neste artigo, até porque a oferta de serviços de TV online é muito maior (Netflix, Amazon, Hulu etc). Aqui, a força das operadoras ainda parece imbatível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *