mercedes-benz-31Amigos e leitores, cá estamos de volta após a parada regulamentar do final de ano. A esperança é que 2017 seja melhor, bem melhor, que seu antecessor. Vamos torcer (e trabalhar) para isso, desejando o melhor a todos.

Como todos os anos, esta primeira semana do ano é também a semana da CES, que acontece em Las Vegas. Desta vez, estamos acompanhando o evento à distância; lá está nosso bravo Julio Cohen, que nos envia notícias direto dos estandes. Pelo que se tem visto, o grande assunto do evento é a realidade virtual (VR), com seus já famosos óculos 3D que acessam imagens em 360 graus e trazem alto-falantes expandindo o envolvimento sonoro. A badalação em torno dessa tecnologia é enorme; só falta ver como as empresas – e falamos de gigantes como Google, Samsung, Intel, Microsoft – irão transformá-la num mercado de verdade.

Outro tema onipresente na CES 2017 é o áudio sem fio. Caixas acústicas Bluetooth já conseguem reproduzir som de boa qualidade (OK, nem tão boa assim…) em qualquer ambiente onde estejam. Aparentemente, pode-se levá-las até a uma ilha deserta. E já são mais de 300 marcas!!!

Na área de TVs, repete-se a disputa entre LED e OLED para conquistar a atenção da mídia e dos visitantes da CES. De um lado, a LG – hoje dominante no campo dos painéis orgânicos – ganha a companhia das japonesas Sony e Panasonic. Ambas demonstram em Las Vegas protótipos de displays OLED que propõem uma espécie de simbiose entre som e imagem (detalhes, aqui). Curiosidade: as duas empresas têm acordos com a própria LG para fornecimento dos painéis. Ou seja, no fundo é tudo uma coisa só.

De seu lado, a Samsung reafirma que não aposta na tecnologia orgânica e apresenta grande variedade de TVs LED-LCD, adotando oficialmente a marca “QLED”. São os tais pontos quânticos (QD, ou Quantum Dots), nanopartículas que permitem extrair o máximo de cada pixel, em termos de cores. A inovação é da empresa americana QD Vision (atual Color IQ), adquirida recentemente pela Samsung.

Vamos analisar melhor essas novidades nos próximos dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *