linkedin

 

 

Há quem se queixe das redes sociais, especialmente o Facebook, pela quantidade incrível de bobagens que espalham. O case das fake newsque já comentamos aqui – é o episódio mais recente, mas quase todo dia um “especialista” aparece para criticar a forma como as pessoas utilizam essas ferramentas. O que só vem comprovar algo que Aristóteles já sabia: o ser humano é mesmo um bicho complicado, seja por meios analógicos ou digitais.

Bem diferente, no entanto, é a atitude de certos governos, de querer controlar as redes. No Brasil, isso acontece com razoável frequência, quando se vê um juiz determinando a suspensão do serviço por um ou dois dias. Quem usa WhatsApp sabe bem o que isso significa. Para sorte dos brasileiros, a atitude não é (ou ainda não foi) encampada pelo poder executivo. Não deve ser por falta de vontade, mas melhor assim.

Vejam o que acaba de acontecer na Rússia: o órgão federal responsável pelas comunicações simplesmente proibiu a continuidade do Linked In, a rede de contatos profissionais que tem servido, entre outras coisas, para as pessoas se recolocarem no mercado. Este site conta parte da história. O camarada Putin exige que toda empresa de tecnologia mantenha no país banco de dados de seus usuários, permitindo que o governo russo acesse quando quiser. Lá, isso é lei. O Linked In, hoje pertencente à Microsoft, se recusou.

Aconteceu o mesmo com outros cerca de 1.200 sites, muitos deles (mas nem todos) dedicados à pornografia. O Russian Prosecution Service, pelo visto uma versão atualizada da KGB, foi quem divulgou os dados (detalhes aqui), provocando a esperada reação de entidades que defendem a liberdade digital e os direitos humanos. Sendo a Rússia um dos países que mais perseguem opositores do governo, nada há para se estranhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *