MQA-logo

 

Se fosse o astronauta caminhando pela superfície da lua, provavelmente descreveria esta notícia como mais um “pequeno passo para o homem, mas um grande passo para a humanidade”. Foi o que me lembrei ao ler sobre o acordo entre a UMG (Universal Music Group), hoje a maior gravadora de música do planeta, e a MQA (Master Quality Authenticated), empresa que desenvolveu o software homônimo, tido como o mais avançado para reprodução de música. Pode ser o começo de uma revolução nesse mercado.

Basicamente, o acerto entre as duas empresas determina que todo o vasto catálogo da Universal seja comercializado também em versão MQA, resultando em arquivos digitais de alta resolução, para streaming. Esse software de compressão vem sendo adotado por alguns dos principais serviços de música online (o primeiro deles foi o Tidal). Com arquivos menores, fica mais fácil a distribuição e o compartilhamento. Durante a última CES, foi divulgada a campanha “Stream the Studio“, criada por fabricantes e gravadoras para estimular os usuários a buscar gravações musicais de melhor qualidade.

Uma marca como a da Universal, hoje pertencente ao grupo francês Vivendi, sem dúvida tem força para impulsionar essa ideia. Só para lembrar, fazem parte de seu catálogo os selos BMG, Polygram, Decca, Deutsche Grammophon, MCA, EMI, Virgin, A&M, Capitol, Island, Geffen, Def Jam e dezenas de outros, cobrindo praticamente todos os gêneros de música. Dos artistas de sucesso atualmente, lá estão Adele, Mariah Carey, Kanye West, Kiss e um enorme etc.

O padrão MQA foi lançado originalmente pela inglesa Meridian, fabricante de áudio high-end, e hoje é uma empresa independente. Bob Stuart, cofundador e a “cabeça” por trás do software, transformou-se em celebridade do setor, com justiça. Vamos ver agora a reação dos consumidores de música, especialmente daqueles cansados do MP3 e congêneres. É um primeiro passo.

2 thoughts on “Música em alta resolução, finalmente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *