Não dá para saber ainda se vai dar certo, mas a ideia é no mínimo ousada, conforme relato do site americano Electronic House. Um designer e projetista inglês chamado Andrew Lucas criou um tipo de apresentação em que o usuário pode “caminhar” por dentro de sua casa já com os equipamentos instalados e, assim, ter a sensação de como o projeto ficará. Claro, tudo no campo imaginário, já que a proposta é apresentada em realidade virtual. Lucas oferece o serviço a lojas especializadas e integradores, que assim (esse é seu principal argumento) têm muito mais chances de fechar o negócio.

Pela descrição, é algo como um Street View adaptado a ambientes residenciais, não apenas de home theater mas também de automação. A partir do material fornecido pelo projetista, Lucas e sua equipe montam uma visita à casa, que pode ser visualizada com um óculos VR (o mais conhecido é o Oculus Rift, do Facebook). Enquanto analisa as imagens, o usuário pode comentar as ideias do instalador, sugerir mudanças etc. Melhor ainda: os dois nem precisam se encontrar pessoalmente, tudo pode ser conduzido online.

O software inclui algo que aqui no Brasil parece heresia: os custos do projeto são atualizados em tempo real, acrescentando os valores de mão-de-obra, cabeamento, calibragem e suporte. Se for o caso, o cliente saberá também, na hora, como irá pagar pelo trabalho. 

Pode-se apostar que alguns, só de ver as imagens, ficarão tão empolgados que nem se importarão com o preço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *