Pelo visto, será difícil mesmo ser lançado tão cedo no Brasil um player Blu-ray 4K. Samsung e Panasonic, os fabricantes que deram início à categoria no ano passado, continuam reticentes em relação ao mercado brasileiro. Aproveito aqui a pergunta de um leitor para comentar essa novidade e alguns dos players que já estão à venda em lojas virtuais (sempre lembrando: quem quiser correr o risco deve saber que nesses casos não há garantia alguma; há até histórias de gente que trouxe um player desses na mala e até hoje não conseguiu fazê-lo funcionar).

De saída, já se pode afirmar sem medo de errar: um disco Blu-ray 4K compatível com HDR é a melhor fonte de vídeo que se pode encontrar no momento. E nada indica que surgirá outra igual, pelo menos este ano. Exatamente por isso, tanto os discos quanto os players compatíveis ainda são muito caros. Nas principais lojas de Miami e Nova York, o aparelho raramente sai por menos de 400 dólares, e um disco com filme de estúdio fica na faixa de US$ 40 (triplo do valor do Blu-ray convencional).

Ao contrário dos conteúdos 4K que se vê na internet (no Brasil, basicamente Netflix e YouTube, e bem poucos), os discos Blu-ray 4K exibem áudio e vídeo impressionantes, e o tempo todo. Essas características têm ainda maior impacto quando se pode usar um TV de tela acima de 50″ (ou um projetor 4K) e um sistema de home theater de bom nível. Na internet, os sinais têm muita compressão (às vezes exagerada) e são muito dependentes da rede, o que resulta em oscilações e/ou travamentos. É uma questão física: um quadro de imagem 4K possui quatro vezes mais pixels que um HD, exigindo muito mais largura de banda e capacidade de processamento. Quando codificado em HDR, o sinal ainda apresenta mais contraste e nuances de cores, além de metadados, isto é, mais informação a ser transmitida.

O site bluray.com é a fonte mais atualizada de informações sobre filmes, séries, desenhos animados e documentários lançados oficialmente em 4K, inclusive com as datas de lançamento no mercado americano. Já para referência em players 4K, fora as próprias lojas virtuais, a fonte mais completa é 4K.com. Aqui, alguns modelos à venda atualmente e suas principais características:

Samsung UBD-K8500 – 4K HDR com acesso à internet, streaming em 4K, upscaling de discos comuns (DVD e Blu-ray) para 4K e Wi-Fi.

Sony UBP-X800 – Todos os recursos acima, mais reprodução de áudio HiRes, Dolby Atmos e DTS:X.

Panasonic DMP-UB900 – Apontado por vários sites especializados como o melhor player 4K até agora, acrescenta aos recursos anteriores a certificação THX e a reprodução de áudio 7.1 canais (sem Atmos nem DTS:X), a entrada para cartão de memória e a capacidade de funcionar em redes do tipo LAN.

Microsoft XBox One S – Com versões de 500GB e 1TB, o console mais avançado da atualidade também reproduz discos Blu-ray 4K HDR. A empresa lançou alguns jogos com essa resolução, para download, mas nesse caso é preciso investir antes numa banda larga não menos do que ótima.

3 thoughts on “Blu-ray 4K, a melhor fonte de sinal

  1. Que a mídia física é a melhor forma de extrair todo o supra sumo do conteúdo isso não é nenhuma novidade! – NÃO para mim!

    Até por que, com a internet podre que temos nesse país oferecido por TODAS as operadoras, é difícil poder usufruir
    da tecnologia 4k via streaming, pois oque adianta a pessoa ter uma tv 4k e usar internet de 2,4,6,8,10, 12MB via ADSL e ficar travando, sendo que a fibra óptica são para raros clientes que tem a sorte de possuírem fibra em sua região.

    Pois se fala de 4k durante 24×7 (24 horas por dia por 7 dias da semana) EXAUSTIVAMENTE, a tal ponto de me irritar, pois a industria para poder vender mais equipamentos fica no apelativo de marketing fajuto batendo em cima do 4k é isso, é aquilo, imagem avassaladora e etc etc…

    Sobre tudo, NÃO se vê no mercado (Brasil e exterior) opções de reprodutores de Blu-ray 4k, e quando encontra é caro e raríssimo achar uma mídia nesse formato.

    Ou seja, não há cumplicidade e interesse em produzir em massa para poder atenuar valores altos de players e mídias, pois a preocupação de TODOS os fabricantes (SEM EXCEÇÃO) de receivers, projetores, Tv´s, e acessórios que tem a tecnologia embarcada 4k como: cabos, e divisores de sinais e periféricos via HDMI, pois ninguém está muito preocupado com Blu rays e mídias 4k a preços HONESTOS, principalmente no Brasil um país que nos ROUBA DIARIAMENTE EM TODOS OS SENTIDOS através de impostos imorais e inexoráveis a realidade do Brasil inclusive do mundo por se tratar de um país que explora os seus cidadães com valores assustadores a realidade econômica desse lugarzinho chamado Brasil.

    Em resumo,eu como profissional da área, NÃO INCENTIVO de forma alguma NENHUM cliente meu a comprar hoje um sistema com expectativa de imagem 4k HDR, eu os aviso que a realidade é outra, e tem que se conformar com 1080i de tv por assinatura, 1080p via Blu-ray e jogos e um ´´4k´´ via streaming meia boca, que se vai empurrando com a barriga.

    A realidade é essa, doa a quem doer.

    Ab$ a todos.

  2. Olá Orlando .
    Primeiramente meus parabéns por mais uma matéria e de muita importância a todos nos .

    Concordo plenamente em que foi digitado acima pelo amigo Elias , falou tudo e muito mais !!
    Coincidência ou não ontem passando por uma loja de eletrotécnico me deparei com uma funcionária que me questionou quanto as novidades em relação ao áudio e vídeo e fui sincero resumindo falando : que ter um Televisor 4k nesta país so se for pra ficar de enfeite e usar a internet com este objetivo esqueça também !! Deixei bem claro a está pessoa que pra vc ter o melhor em qualidade de imagem seja em Full HD 1084p ou 4k somente com um aparelho player compatível e usando uma mídia comprando ou locando .
    Temos que lembrar sempre que estamos no Brasil ainda usando imagem analógica e neste país da corrupção não esperando muito quanto as imagens em 4k pois os TVs e aparelhos , receiver todos compatíveis tenha certeza que os preços serão super salgados infelizmente !!
    Quando a não confiança das Empresas la fora em relação aos lançamentos dos blu ray player 4k neste país não tiro a razão deles não ,mas existe algumas pessoas se caso tenhamos a mídia a disposição irão sim comprar os aparelhos compatíveis sim ,pois se tem dinheiro disponível e gosta farão de questão de ter as imagens em 4k com TVs HDR e com o certificado Premium .

    Um forte abraço ao Elias e ao Senhor Orlando e obrigado por nós deixar sempre bem informados .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *