Esta semana, a Sony apresentou em São Paulo sua nova linha de TVs, com destaque para o gigante da foto. São 102kg, com tela de 100 polegadas, que mede mais de 2m de largura. Um brinquedinho de R$ 349 mil reais, que a empresa define como “o melhor TV já produzido”. 

Além do tremendo impacto visual de um TV desse porte e das especificações técnicas de primeira linha (vejam aqui), chama a atenção o nível de contraste do modelo XBR-Z9D, raro em aparelhos com painel LCD. A explicação, segundo Walter Sinohara, gerente de produto da Sony, está na maior quantidade de leds do novo backlight. Há praticamente um elemento luminoso para cada 10 mil pixels, com blocos de diodos comandados por um processador extremamente rápido atuando como uma espécie de dimmer. Nos backlights comuns, os leds se acendem ou apagam totalmente; aqui, a intensidade luminosa varia em cada bloco de leds conforme a cena. Vale lembrar que são mais de 8 milhões de pixels, na resolução UHD (3.840 x 2.160 pixels).

Neste artigo, uma explicação mais detalhada sobre essa questão dos backlights.

Estamos aguardando a confirmação para fazer o teste do TV Sony Z9D (há uma versão de 75″, já encontrada em algumas – poucas – lojas). Mas a primeira impressão foi excelente.

Neste vídeo, mostramos o aparelho bem de perto e por vários ângulos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *