Com um ano de antecedência, os fabricantes de TVs já se alinham para a disputa da Copa da Rússia. Evidentemente, não será um evento tão badalado quanto a do Brasil, mas a disputa entre as principais marcas promete. Lembremos que, em 2014, a Sony era um dos patrocinadores oficiais e investiu pesado no mercado brasileiro – logo em seguida, rompeu com a Fifa e reduziu seu marketing. Desta vez, seu lugar é ocupado pela chinesa HiSense, que nem atua aqui (pelo menos por enquanto).

Quase todos os fabricantes estão renovando suas linhas de TVs, de olho em três momentos decisivos: Black Friday, em novembro, Natal e Copa. Em termos promocionais, quem sai na frente é a Samsung: mesmo não sendo mais patrocinadora da Seleção (como várias outras marcas, afastou-se da CBF após os sucessivos escândalos), a empresa coreana contratou o técnico Tite, hoje uma das raras unanimidades nacionais. 

Já no quesito tecnologia, há muitas novidades. Havíamos antecipado algumas delas aqui, em fevereiro, e abaixo trazemos atualizações. Na faixa acima de 49 polegadas, quase tudo agora é 4K HDR, embora haja poucos conteúdos desse nível. Para quem for comprar, vale uma dica: verificar na loja como é a reprodução dos canais de TV aberta. O upscaling de HD para 4K passa a ser crucial na escolha.

Samsung – Acaba de lançar a linha QLED (detalhes neste vídeo) e também está enviando às lojas os TVs chamados Premium UHD, cujos tamanhos variam de 40″ a 82″, com telas planas e curvas. Em nossa sala de testes, estamos finalizando a avaliação de um QLED de 65″. 

LG – Além dos TVs OLED, que comentamos aqui e são sua grande aposta, a empresa está trazendo ao Brasil os modelos Nano Cell, cujo princípio de funcionamento é similar aos “pontos quânticos”: uma película com minúsculos elementos age sobre cada pixel acentuando as cores. Tamanhos: 49″, 55″ e 65″.

Semp TCL – A marca que mais vem crescendo no país aposta em algo além da qualidade de imagem: a velocidade do processador em seus TVs Android, como mostra este vídeo. Estão saindo em quatro tamanhos: 49″, 55″, 65″ e 75″. A exemplo das coreanas, adota 4K HDR como padrão, e também tem uma linha com painel curvo QLED. 

Sony – Seus top de linha atualmente são os TVs Z9D, de 75″ e 100″ (vejam o vídeo). Mas também lançou um TV Android mais acessível (65″) com novos processadores. Em outubro, deve sair seu OLED com “som que sai da tela” (este outro vídeo explica). 

Philips – Seu diferencial continua sendo o recurso Ambilight, agora renomeado Ambilux: as luzes traseiras se espalham por todo o painel, criando um efeito envolvente quando a sala está escura. A empresa também está lançando modelos 4K Android convencionais, de 43″, 49″ e 55″. 

Panasonic – Ainda não definiu seus lançamentos para o segundo semestre. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *