A Sony está apresentando esta semana, no evento IBC, que acontece em Amsterdã, a primeira câmera de vídeo 8K para produção de televisão. Isso mesmo: 8K!!! Ao contrário de protótipos demonstrados em eventos pelo mundo afora nos últimos anos, esta começa a ser vendida em outubro em alguns países. A câmera UHC-8300, específica para o segmento broadcast, foi desenvolvida em conjunto com a NHK, emissora estatal japonesa que lidera o desenvolvimento do padrão 8K, com previsão de lançamento oficial na cobertura da Olimpíada de 2020, a ser realizada em Tóquio.

Pelas descrições de sites especializados internacionais que cobrem o IBC, o aparelho é um prodígio de tecnologia. Utiliza três chips para captação de imagem em 8K (7.680 x .4320 pixels); cada chip registra uma das cores primárias (vermelho, verde, azul), que são combinadas por um processador.

É bom lembrar que as primeiras câmeras desse tipo foram testadas em 2012, durante a Olimpíada de Londres, e vêm sendo aprimoradas na cobertura de grandes eventos nos últimos anos. A UHC-830 é a primeira que também trabalha em HDR (High Dynamic Range), com maior nível de contraste, e também a primeira que permite transmissão ao vivo pela internet, segundo a Sony. Mais detalhes no site internacional da Sony Pro.

Para quem adora produzir seus próprios vídeos, talvez seja interessante citar que recentemente a Nikon lançou o modelo D850, que grava em 4K. Para promover o produto, a empresa encomendou ao fotógrafo Lucas Gilman um vídeo do gênero time-lapse, com imagens de natureza captadas na Islândia. É um espetáculo. Gilman fotografou imagens com a máxima resolução dessa câmera (45.7 Megapixels), que tem também um timer embutido para esse tipo de produção. Vale a pena ver, mesmo sabendo que para apreciar as imagens em toda a plenitude seria necessário contar com um display 8K, que ainda não temos. 

1 thought on “Câmera 8K estreia em grande estilo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *