O canal de TV paga Sport TV, de Portugal (nada a ver com o SporTV brasileiro) acaba de inaugurar um serviço regular com transmissões em UHD. Estreou neste domingo, com o clássico entre Porto x Sporting, e fica em operação até o final do ano sem custo para os assinantes das três principais operadoras locais. É o primeiro canal do gênero em Portugal, e um dos primeiros na Europa, começando com partidas das ligas portuguesa (NOS) e espanhola (La Liga).

É um modelo que tende a ser seguido também no Brasil, dada a força dos eventos esportivos para atrair (e fidelizar) assinantes de TV. Esse tipo de conteúdo é impossível de ser oferecido no formato OTT em operação regular e com boa qualidade de áudio e vídeo (não estou falando aqui das transmissões piratas). Nas negociações com clubes e federações, emissoras e  programadoras já incluem os direitos para TV fechada e internet (fixa e móvel), e a tendência é que esta última seja cada vez mais valorizada.

Embora tenha perdido parte dos direitos do Campeonato Brasileiro para a Turner (Esporte Interativo) a partir de 2019, a Globo continua sendo a rede mais bem posicionada para oferecer conteúdo 4K. Vimos no último Rock in Rio a altíssima qualidade da cobertura, similar à da Olimpíada 2016, em parceria da Globosat com a NET/Claro. Não é fora de cogitação esperar que nos próximos meses alguma partida da Série A seja oferecida em UHD, e já se sabe que esse padrão será adotado na cobertura da Copa de 2018, na Rússia.

Quanto a ter um canal dedicado, provavelmente será necessário esperar mais. A base de aparelhos 4K já instalados é estimada hoje em 1,5 milhão. Com o aumento nas vendas a partir deste final de ano e até a Copa, vamos começar a ter, de fato, um mercado UHD. Ou, pelo menos, é o que se prevê. 

4 thoughts on “Sport TV inicia transmissões 4K (em Portugal)

  1. Você viu alguma tv 4k ,a venda aqui,que teha um upscaling do sinal HD que fique tão bom ou melhor que as tvs comuns(fullhd)?

  2. Olá Rubens, não sei se entendi bem a pergunta. Todos os TVs 4K que testamos recentemente (LG, Panasonic, Samsung, Sony, TCL) têm upscaling avançado, com resultados melhores que os Full-HD. Esse recurso é default, já que existem tão poucos conteúdos nativos 4K. Abs. Orlando.

  3. Era isso mesmo que eu queria saber pois,algum tempo atrás li,me parece que foi aqui mesmo,que as imagens HD ficavam parecendo artificiais quando submetidas ao upscaling para 4K em alguns tvs..Minha dúvida maior é se compensa comprar a LG ou a Sony OLED 65″ para substituir minha plasma 65VT60 já que 99% da programação que assisto é HD(NET e Netflix).

  4. Sim, Rubens, acho que compensa porque os processadores desses novos TVs evoluíram muito. Obrigado por prestigiar o blog. Abs. Orlando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *