Talvez a instituição mais conhecida e respeitada do Brasil quando se trata de ensino profissionalizante, o Senai decidiu abrir suas portas para o mercado de áudio e vídeo. Sua Unidade Anchieta, no bairro de Vila Mariana, São Paulo, começa em março o Curso de Qualificação Profissional Instalador de Equipamentos Eletroeletrônicos de Audiovisual (Infraestrutura). Irá até 27 de junho, com um total de 180 horas/aula, três dias por semana (sempre à noite), e será aberto a qualquer pessoa que pretenda trabalhar na área.

Já houve algumas tentativas desse tipo, mas nunca encampadas por uma escola com infraestrutura adequada. Com sua longa tradição em cursos de formação técnica, é difícil imaginar outra entidade mais capacitada que o Senai a reduzir a enorme carência de mão de obra qualificada no segmento de projetos e instalação audiovisual. Conversei com o diretor da Unidade, prof. Augusto Lins, que diz ter se convencido após longas conversas com representantes da indústria.

Segundo ele, três empresas – Yamaha, Shure e Discabos – se prontificaram a fornecer os equipamentos necessários e sugestões para compor a grade do curso. “O Senai já tem uma filosofia educacional que precisa ser preservada. As aulas serão teóricas e práticas, com o objetivo de realmente formar profissionais para esse mercado. Estes quatro meses serão a primeira etapa do projeto”.

Além de conhecimentos técnicos, a proposta do curso – que será coordenado por Renan Dias, responsável pela área de Pro AV na Yamaha – é que os participantes se habilitem em exigências como trabalho em equipe, organização, raciocínio lógico, utilização das normas vigentes. E que consigam, de fato, promover a integração entre equipamentos diferentes.

Os detalhes e os requisitos para matrícula podem ser conferidos neste link. A iniciativa, claro, tem todo o nosso apoio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *