Neste domingo à noite, milhões de pessoas estarão sintonizadas na TV para assistir a mais uma festa do Oscar. Continua sendo o programa de maior audiência no planeta; a estimativa para a transmissão de domingo gira em torno de 1,2 bilhão de telespectadores. E, no entanto, como lembra o site americano Twice, talvez o grande vencedor da noite não seja nenhum filme ou estrela de Hollywood. O título pode ficar com… isso mesmo: a tecnologia de streaming.

Uma empresa de pesquisas chamada Adtaxi ouviu cerca de 1.000 pessoas nos EUA (onde mais poderia ser?) sobre como pretendem assistir à festa. Resultado: 59% deles disseram que, além de uma tela grande de TV, irão acompanhar as premiações num dispositivo móvel; e 77% usarão as redes sociais para se comunicar com amigos durante a entrega dos troféus e até antes, nos já tradicionais desfiles de astros pelo tapete vermelho. No total, espera-se que a audiência do Oscar via mídias “alternativas” aumente 28% sobre o ano passado.

Pode parecer banal, mas os números mostram – se é que isso ainda era necessário – o impacto do chamado OTT (over-the-top) sobre os hábitos dos consumidores. O programa mais assistido da televisão mundial deixa de ser “apenas” um show de TV e torna-se um evento, digamos, social. “Será uma grande oportunidade para quem quiser se comunicar com esse público”, diz, animado, Chris Loretto, vice-presidente da Adtaxi. A agência, obviamente, tenta ‘vender’ o Oscar a seus clientes, dentro do conceito multiplataforma.

Como já é tradição, no Brasil quem transmite a grande festa do cinema é o canal TNT. Mas este ano já está rodando bem o serviço TNT GO, que permite acesso via qualquer dispositivo portátil. O site G1 promete começar a transmissão bem antes da hora marcada para a festa (às 19h45); na Globo, onde tantos horários são descumpridos, a previsão é para “logo depois do Big Brother”. Mas já não dá para saber se a audiência somada de todas essas atrações será maior do que o número de pessoas acompanhando por streaming. Só vendo.

1 thought on “Oscar em todas as telas

  1. E aí vem a classe artistica e estraga a cerimonia como o grande espetaculo que deveria ser, ao inserir um excesso de atos politicos que so interessa a eles mesmos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *