Depois de implantar, no ano passado, as primeiras telas de led para cinema, instaladas na China (vejam aqui), a Samsung acaba de inaugurar salas semelhantes na Suíça, só que com displays 3D. Ainda não conseguiram eliminar os óculos especiais, mas os primeiros relatos indicam que as imagens são muito mais claras e nítidas que as dos cinemas tradicionais.

O site especializado Display Daily visitou o shopping, na cidade de Zurique, onde funcionam as salas, relatando “imagens de brilho consistente” e uma “experiência imersiva para todos os espectadores, não importando onde estejam sentados”. São os dois principais problemas apresentados pelo Cinema 3D convencional: as telas absorvem grande parte da luminosidade, resultando em imagens escuras, e a percepção varia conforme a posição de visualização. 

Esses cinemas suíços são, oficialmente, os primeiros a adotar projeção digital end-to-end, ou seja, desde o suporte físico (arquivos de computador em 4K), processamento da imagem e transmissão até o display. Este é compatível com sinal HDR (High Dynamic Range), com certificação DCI, hoje a palavra final em termos de reprodução cinematográfica. As telas medem incríveis 10m30 de largura por 5m40 de altura, permitindo projeções de até 350″. 

Há poucas dúvidas de que esse é o futuro dos cinemas. Eduard Stöck, diretor das salas, comentou que há um ganho adicional: com o equipamento antigo, era necessária uma enorme estrutura de sustentação, que agora cede espaço a mais assentos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *