Poucos especialistas irão discordar que a Oppo produz atualmente os melhores players do mercado internacional. Baseada na China, mas controlada na Califórnia, a empresa ganhou prestígio nos últimos anos com seus players Blu-ray universais, capazes de reproduzir todos os tipos de disco. E mais ainda com o lançamento dos Blu-ray 4K, cujo desempenho ainda não foi alcançado por nenhuma outra marca.

Pois esse reinado chega ao fim muito antes do que esperavam os entusiastas do áudio bem gravado e reproduzido. Nesta terça-feira, o site da Oppo confirmou que o grupo está encerrando a produção de aparelhos de áudio e vídeo para se concentrar no que vem sendo seu maior negócio ultimamente: smartphones. Fundada em 2004, a empresa conquistou fãs ardorosos com seus players. Mas, dinheiro mesmo só veio com os aparelhinhos que copiam, sem vergonha nenhuma, o iPhone. 

Não foram dadas muitas explicações para a decisão de deixar o segmento AV. Mas nem precisa: quase ninguém mais compra discos; e a qualidade dos serviços de streaming melhora a cada dia. Como as produtoras de conteúdo deixaram de apostar no Blu-ray, a morte da Oppo era plenamente previsível.

Ainda assim, não será surpresa se, daqui a alguns anos, um produto como o player Oppo UDP-205 4K (confiram a imagem do painel traseiro) estiver valendo fortunas nas mãos de colecionadores. Hoje, pode ser adquirido no mercado americano por US$ 1.200, o que já é o triplo da média dos outros modelos. Vai deixar saudades em quem já usou (vejam aqui suas especificações superlativas).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *