Quando se trata de aumentar impostos, não importa se justos ou não, o Estado brasileiro não perde tempo. No último dia 5, o Conselho Superior de Cinema (CSC), vinculado ao Ministério da Cultura, decidiu por unanimidade instituir a cobrança da Condecine sobre os serviços de VoD (video-on-demand). Leia-se: Netflix, YouTube, NET Now, Globo Play e demais serviços similares terão de recolher um percentual (ainda não definido) sobre os gastos de todos os assinantes.

As empresas foram premiadas com duas opções de recolhimento: sobre o número de títulos que tiverem em seus catálogos ou sobre o número de transações. O projeto aprovado prevê descontos às empresas conforme a oferta de conteúdos nacionais em cada serviço.

Na verdade, a cobrança era uma antiga reivindicação das operadoras de TV paga, que vêm crescer a concorrência da internet. Até agora, não havia regulamentação sobre o assunto, liberando gigantes como Google, Amazon e Netflix a distribuir seus conteúdos de forma, digamos, independente.

As operadoras sempre alegaram que grande parte do custo das assinaturas se devia à tributação. Como cortar impostos está (sempre) fora da agenda governamental, a saída foi aumentar – assim todos pagam. E os preços das assinaturas certamente irão subir.

Neste link, detalhes sobre a medida e seus efeitos.

1 thought on “Video-on-demand deve subir de preço

  1. Em preparação para este aumento de preço, já cancelei minha TV por assinatura. De agora em diante pagarei apenas por serviços de streaming.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *