“Técnicas de Captação Microfônica” é o título do mais recente livro do engenheiro e professor Luiz Fernando Cysne. Com textos, fotos e ilustrações, algumas produzidas de próprio punho, o mestre incontestável dos profissionais de áudio no Brasil apresenta boa parte daquilo que aprendeu em mais de 60 anos de vida dedicada ao ofício. 

O livro, produzido em parceria com a Dealer Recursos Audiovisuais, já nasce como um clássico, leitura obrigatória para quem é, ou pretende ser, do ramo. Cysne analisa nada menos do que 200 instrumentos musicais diferentes, suas sonoridades e as formas adequadas de registrá-los e reproduzi-los. Utiliza seu vasto arquivo pessoal para referenciar métodos de captação sonora em ambientes diversos, como estúdios, teatros, pequenos auditórios, bares, shows ao ar livre, estádios, igrejas e até a gravação de novelas da Globo, onde por muito tempo foi consultor.  

Aborda ainda os vários tipos de microfones que podem ser utilizados em cada uma dessas aplicações, com dicas de ajuste e posicionamento. É, quase com certeza, o primeiro trabalho do gênero escrito em português. Vejam o vídeo onde Cysne explica o trabalho. Ou entrem em contato com o autor, através do Facebook.

E não percam essa chance de aprender com um mestre incansável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *