Depois de um rápido tour pelos parques e ladeiras de São Francisco, com certeza uma das mais belas cidades do mundo, nesta sexta-feira fomos conhecer o Laboratório da LG no Vale do Silício. Essa região, ao sul da cidade, concentra num raio de aproximadamente 100 quilômetros as empresas mais inovadoras do planeta, incluindo todas as aquelas que você lê e ouve a respeito diariamente: Google, Apple, Facebook, Yahoo, YouTube, Netflix etc.

211baixaO LG Lab (ao lado) fica na cidade de Santa Clara, que pelo visual mais lembra um campus universitário do que um centro empresarial. Ali, num sobradão de dois andares (tipo de construção comum na região), funcionava até o ano passado a divisão Palm da HP. A Palm, para quem não se lembra, foi a empresa que inventou, no início dos anos 90, o conceito handheld, na época chamados Pocket PCs (“computadores de bolso”): aparelhos portáteis que somavam funções de telefone, calculadora e, mais tarde, acesso à internet. Foram os avôs dos tablets e smartphones. Problemas de gestão e dificuldades para se adaptar ao mundo online acabaram com os sonhos do fundador, Jeff Hawkins, que há cerca de dez anos vendeu o negócio para a HP. Esta, no entanto, também entrou em crise (por outros motivos) no final da década passada, até que em 2012 repassou a divisão Palm à LG.

webOSInteligentemente, os coreanos decidiram aproveitar o principal legado da Palm, o sistema operacional WebOS, originário do Linux, e adaptá-lo ao mundo dos TVs smart. Os primeiros TVs com esse sistema acabam de ser lançados (inclusive no Brasil) e, segundo a gerente de marketing da LG, Fernanda Summa, até o final do ano 80% dos TVs da empresa virão com WebOS integrado (foto acima). “No mundo inteiro, já foram vendidos 1 milhão de aparelhos com essa plataforma, em apenas dois meses”, conta ela. “Nossa previsão é chegar a 10 milhões este ano.”

Basicamente, WebOS significa uma nova maneira do usuário controlar seu TV (e no futuro também outros aparelhos). Os ícones estão agrupados de forma mais intuitiva, integrados aos comandos por voz e gestos, e o usuário pode reposicioná-los a seu gosto. Além disso, com processadores quad-core, a navegação entre eles é tão rápida e fácil quanto a própria troca de canais, como nos disse Samuel Chang, diretor do LG Lab: “A ideia é simplificar ao máximo a operação do TV, que hoje é um aparelho multitarefas”, explica ele. “Todos os passos para ajuste, seleção de fontes, acesso à internet e à rede doméstica, navegação entre os aplicativos e mesmo a interação do TV com outros aparelhos, tudo isso foi redesenhado.”

Mais detalhes estão neste vídeo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *