plasmaNão se pode dizer que seja uma surpresa, mas nesta terça-feira a Samsung SDI – que fabrica componentes para TVs e outros aparelhos eletrônicos – anunciou em Seul que irá interromper a produção de painéis de plasma a partir de novembro. Depois da Panasonic, maior fabricante do mundo, ter tomado a mesma decisão no final do ano passado, analistas de mercado aguardam agora um comunicado da LG no mesmo sentido, para decretar o fim dessa tecnologia.

As duas empresas coreanas, que lideram hoje o mercado de televisores, também vêm sofrendo prejuízos com suas divisões de plasma. Esse tipo de TV representa menos de 5% das vendas mundiais. Segundo a agência de notícias Yonhap, de Seul, a mesma fábrica da SDI que até agora vinha produzindo esses painéis será adaptada para aumentar a produção de baterias para câmeras e celulares, um segmento em plena expansão.

Na terça-feira, logo após a divulgação da notícia, as ações da SDI na bolsa local subiram 3,7%, numa amostra de que o mercado em geral apoia a medida. “Eles agiram certo”, comentou um analista de mercado citado pela agência. “Vão poder se concentrar no LCD e, além disso, ganharão mais dinheiro com a venda de baterias.”

Mais uma triste notícia para “comemorar” o aniversário de 50 anos do plasma.

3 thoughts on “Samsung também abandona o plasma

  1. Vejo que a tecnologia OLED (pixel produtor de luz igualmente a Plasma) pode também até morrer em curto espaço de tempo. Infelizmente, a tecnologia LCD, com suas cores lavadas mas, de bom brilho e nitidez, será a bola da vez em termos de durabilidade de produção como ocorreu com as telas de tubo. Uma pena, já que a tecnologia Plasma era bem melhor na reprodução de imagens claras e naturais nas cores e no brilho.

  2. É lamentável constatar que o consumidor, de um modo geral, prefere visualizar mais a aparência do que a qualidade intrínseca de uma imagem digital, no caso LCD/Leds versus Plasma TV. Realmente existe um detalhe: as TVs de Plasma que mais se destacam em termos de qualidade absoluta de imagem são os modelos TOP de linha, mais caros, ao passo que qualquer TV LCD/Leds, de preço médio, pode exibir uma imagem “relevante e com muito brilho” frente a um modelo com a mesma tecnologia e bem mais caro. A saída do Plasma do mercado vai deixar saudades apenas nas pessoas que possuem TVs de Plasma de alta qualidade em termos de apresentação de imagem, e que são poucas, verdade seja dita, dentre as quais eu me incluo. Eu fico na expectativa de que para pessoas “like me” talvez os painéis OLEDs poderão nos fazer esquecer de quão perfeitas e bonitas foram as imagens das TVs de Plasma, a exemplo da minha 65VT50b, ou da 65VT60b, da venerada Kuro da Pioneer ou até mesmo da campeoníssima de 2013 a Samsung 64F8500 que também vai deixar saudades.

  3. Discordo do colega Walter Carneiro, pois não tenho muito dinheiro pra comprar aparelhos top de linha assim como todos meus amigos, mas comparando a qualidade de imagem de nossas tvs a minha plasma velinha da LG dá de 10 a 0 na dos colegas que tem LCD, aqui em casa eu tenho mais duas tvs uma led de entrada e uma LCD e é nitida a superioridade da plasma em termo de qualidade de imagem. O problema é que vivemos no capitalismo e como sabemos as coisas teem que dar maior o lucro possível com o menor custo em detrimento da qualidade, já lí por aqui mesmo que os custos de produção de uma plasma é bem maior que os de uma LCD então era certo que isso infelizmente iria acontecer, por isso todo esse marketing em cima dos LCD/led fazendo a massa da população, que é onde as grandes empresas ganham dinheiro, acreditar que as LCD/led tem as melhores imagens. As OLEDs ainda estão lenge de se popularizarem então até isso acontercer famos ficar com esse vão no quesito qualidade de imagem e tendo que aturar as LCD/led que a industria vai ficar empurrando paras os consumidores mais comuns como eu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *