qualcomm 4K mobileNo segundo semestre do ano que vem, já teremos no mercado internacional os primeiros smartphones e tablets capazes de transmitir imagens em 4K. É o que promete a Qualcomm, um dos maiores fabricantes de chips, após adquirir o controle da Wilocity. Essa pequena empresa de origem israelense, fundada em 2007, ganhou fama ao lançar o padrão WiGig de conexão sem fio. Entre os diversos existentes, é o padrão que oferece maior velocidade de transferência de dados (na faixa entre 6 e 7 Gigabits por segundo).

Segundo a Qualcomm, a próxima geração de chips Snapdragon, específica para dispositivos móveis, passa agora a incluir essa tecnologia. Como a Qualcomm fornece chips para boa parte dos fabricantes, a conclusão é que logo a novidade estará incorporada aos aparelhos (a previsão para o segundo semestre de 2015 é de Cormac Conroy, vice-presidente da empresa, segundo o site PC World).

Talvez seja prematuro afirmar, mas se a indústria realmente adotar o WiGig estaremos próximos do fim da necessidade de cabos para comunicação entre aparelhos portáteis. Sua velocidade de transmissão é seis vezes mais alta que a do Wi-Fi a/c; e, segundo a Qualcomm, ideal para transmitir conteúdos em Ultra-HD, por exemplo, do smartphone para o TV. Conroy deu até um exemplo: que tal captar o sinal 4K da Netflix pelo celular e assisti-lo na tela grande?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *