Provavelmente será difícil para um não-americano, mas de qualquer modo o desafio está posto: a Google Inc promete pagar US$ 1 milhão a quem construir um novo tipo de amplificador que libere 2kVA de potência e tenha no máximo 16 centímetros cúbicos. A iniciativa, em conjunto com o respeitado IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), leva o nome de The Little Box Challenge, que não poderia ser mais apropriado – de fato, trata-se de inventar uma espécie de caixinha milagrosa.

Segundo comunicado oficial da Google, a ideia é criar um produto para “revolucionar a eletricidade no próximo século”. Só isso! Vale lembrar que a empresa já patrocinou, no passado, projetos como o Google Fiber, instalando uma rede-piloto de banda larga ultraveloz na cidade de Kansas City; e os semicondutores WBG (wide-bandcap), produzidos por um consórcio de fabricantes.

Além de gerar os tais 2kVA de potência, o novo aparelho precisa garantir 50W por polegada cúbica (2,54cm), ter entrada de 450 Volts e saída de 240V, com refrigeração interna. E mais: funcionar como inversor DC-AC, com 95% de eficiência. Para quê tudo isso? Só o Deus Google sabe!

Alguém se habilita? Inscrições até 30 de setembro, neste link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *