sony curvo 4KA edição 2014 da IFA, que acontece em Berlim de 5 a 10 de setembro próximo, tem tudo para ficar na história como a “feira do 4K”. É impressionante a quantidade de informações que nos chegam, de todas as fontes, sobre as apostas da indústria nessa tecnologia. E, quando falo em “indústria”, não me refiro apenas aos fabricantes; pode-se incluir emissoras de TV (aberta e fechada), produtoras de cinema e vídeo, provedores de internet e um looooooooooongo etc.

Começando pela notícia mais recente: a Sony anunciou nesta sexta-feira, em Tóquio, que entre as atrações da IFA estarão seus dois primeiros TVs de tela curva (foto), de 65 e 75 polegadas, com resolução Ultra-HD. Pelas informações disponíveis, trata-se dos modelos top de linha atuais, só que agora com o apelo das curvas.

Nas últimas semanas, Samsung e LG apresentaram seus TVs 4K de 105 polegadas, de tela curva (detalhes aqui), enquanto Panasonic, Toshiba e Sharp prometem uma variedade de tamanhos e estilos. Há ainda a Philips, que costuma reservar seus melhores lançamentos para a IFA. Além dos TVs, esses fabricantes preparam também players digitais compatíveis com sinal UHD via internet.

Ainda não se conhece um player de mídia física, tipo Blu-ray, com essa capacidade. Quem sabe não aparece um deles na IFA?

10 thoughts on “O mundo quer 4K. Será?

  1. OLá,Orlando.

    Duvidando da disseminação rápida do 4K,acabei,na semana passada,por adquirir um dos últimos tvs de plasma da Panasonic 65VT60b.

    Comprei-o pois tenho o 65VT50 que acho fenomenal e,como parou a produção de plasmas(Pana e Samsung),achei por bem ficar com esses 2 tvs fantásticos(ainda tenho também a 58V11,também muito boa mas que não se compara a estes últimos).

    Estou bastante satisfeito mas confesso que não consegui notar diferença de imagem entre a VT50 e a VT60,exceto uma discreta melhora no nível de preto que já era fantástico na VT50.

    Acho que fiz um ótimo negócio,inclusive porque paguei na VT60 menos da metade do que havia pago na VT50…

  2. Sem um “player” digital físico, nos moldes de um Blu-ray Disc, se possível compatível com as mídias atuais, vai ficar difícil aproveitarmos totalmente as vantagens de se ter um TV SUPER HD 4K, pelas limitações que essa ausência de hardware apropriado significará para o possuidar de tal “jóia”… Bom mesmo será que, concomitantemente com o novo formato físico, venham também as TVs 4K no formato OLED, acima de 60” com preços a despencar no futuro muito próximo… Afinal de contas o finado TV de Plasma merece um substituto à sua altura em termos de qualidade absoluta de imagem, o que nenhuma TV LCD/Leds conseguirá, mesmo no formato 4K como eu já consegui confirmar, excetuando a incrível definição das suas imagens 4K nos seus detalhes finos, quando visualizadas bem de pertinho.

  3. Tv 4k oled !! Se Deus quiser será minha proxima aquisição de 70 a 80 polegadas , mas não sei ainda de que marca será , sendo que sempre admirei a panasonic , e o meu futuro tv Oled irá substituir a magnifica panasonic plasma , pra mim imbativel na qualidade de imagem .
    Vejo acima os amigos Rubens e Walter , destacando o plasma e concordo com ambos plenamente !!!
    Bem seu Orlando ,estou tambem como muitos ancioso para ver as novidades na feira de Berlim em setembro agora e o Senhor estará tambem presente neste evento ?
    Tv ultra HD , devemos ainda ter pasciencia , pois levará algum tempo , com mídias tambem a disposição.
    Abraço a todos .

  4. Os amigos estão esperançosos no OLED 4k com preços acessíveis mas não compartilho desse otimismo todo.

    Atualmente,embora com queda impressionante nos preços,só temos OLED Full-hd e com 55″de diagonal de tela,aparentemente nem se vislumbra as tais telas de 70 ou mais polegadas(exceto protótipos)nem em Full-HD,quanto mais em 4K.

    Ainda alguns fabricantes estão temerosos em investir no OLED devido a dificuldades em sua produção,o que deve atrasar seu desenvolvimento.

    O que vejo mesmo é que,como as empresas que tinham tvs com melhor qualidade de imagem não tiveram aceitação da grande massa(Pioneer e Panasonic só amargaram prejuízos com as melhores telas)que aderiu alegremente ao LCD, agora enganosamente chamado de LED,a indústria vai mesmo se dedicar ao LCD/LED e engambelar o povão com o 4K e as telas curvas…

    OLEDs maiores mesmo só daqui a 5 anos,se vier.

    Quem viver verá…

  5. Concordo com os colegas !! Rubens, tem mais um motivo para que os fabricantes tenham optado pelos TVs LCD com back light de Led, estes TVs tem um custo de fabricação inferior ao Plasma! Além da propaganda em massa feita pelos fabricantes optantes por esta tecnologia LCD/Led. O maior problema que os experts tem comentado em relação aos TVs O-Led, é o alto nível de descarte de painéis por defeito já na linha de montagem, que chega a 10% da produção!
    Também não acredito em alguma media para os TVs UHT! Já ouvi que teremos um player com lazer verde, e utilizando um disco como o do Blu Ray!
    Abraços!

  6. Tudo depende da disponibilidade de mídia nesta resolução.
    É só ver os pacotes de tvpaga, a maioria dos canais não é FullHd. Imagina você pagar um PFC para assistir os jogos e não ter os jogos transmitidos em Fullhd.

    Falta ao país uma decisão quanto ao padrão pretendido nos próximos anos. Aderiu ao modelo digital, mas alongou por demais o prazo para integração da alta definição.

  7. Até agora eu estou amargando a visualização dos filmes HD via NETFLIX no formato mediano 720p ao invés do que eu tinha antes, 1080i. Tudo leva a crer que as fornecedoras de conteúdo estão ficando reféns das operadoras de internet Banda larga ou Ultra banda larga que também querem um extra para deixar passar toda a resolução dos filmes de empresas do tipo NETFLIX (no meu caso acho que vem a ser a CTBC-Algar/Telecon de Uberlândia/MG). Imagine só como será para conseguirmos, num futuro próximo, streaming de conteúdo em 4K, com todo mundo morto de fome por um extra a mais às custas do consumidor… Por essas e outras é que eu estou super satisfeito com a magnífica imagem que a minha super plasma 65VT50b consegue me entregar via TV aberta ou via Bluy-ray Disc.

  8. Realmente, também gostaria muito de ver a 4k OLED, um dia. Por essa tecnologia, talvez, um dia eu troque a minha TV de plasma da Panasonic. Atualmente, não troco a minha por nada desse mundo porque, para mim, ainda é imbatível em termos de qualidade de imagem frente as mais atuais e “modernas” LCDs e Leds do mercado atual 😉

  9. Interessante como as pessoas têm memória curta! Será que todos se esquecem de como ‘acabaram’ com a reputação das plasmas (para o consumidor sem conhecimento técnico, acredito que em torno de 95% dos consumidores) falando que as plasmas eram passado e agora a melhor é a LCD (argh!), depois disso vieram as LCD/Led (realmente muito melhores do que as LCD mas ainda não chegam perto das plasmas Panasonic), depois as 3D (se vc não tivesse uma tv 3D vc não tinha uma tv… Dââ…), smart TVs e agora por ultimo as 4K… Eu sempre achei uma sacanagem existir uma tv (para funcionar como tv, não como monitor) full HD com menos de 42″, imagina agora tv 4K ! Já vi projetores com 720p darem uma imagem muito melhor em telas com 92″ do que TVs full HD de 50″. Projetores full hd ótimos exibem imagens em telas de 119″ de forma a fazerem TVs passarem vergonha. Agora a indústria vem falar de tv 4k com 60″? Para as pessoas assistirem tv a 4m de distância? Isso é puro marketing! Não estou falando que as TVs não possuam essa resolução, estou falando que as pessoas não conseguem distinguir a diferença com TVs com menos de 90″.

  10. Fui pego de surpresa pelo que o Rubens afirmou ao referenciar a Samsung pelo encerramento da produção de Plasmas. No meu conhecimento, a Samsung iria encerrar a produção dessas telas em novembro deste ano.
    Quanto as LCDs LED, a durabilidade frente as Plasmas está muito menor. São incriveis quantidade de tvs defeituosas com menos de 4 anos de uso. Essa sim é uma tecnologia descartável em pouco tempo de uso. Há inúmeras telas de Plasma que aimda estão em funcionamento há mais de 10 anos. O cuidado e durabilidade depende muito das condições do fornecimento de energia elétrica, os dispositivos de proteção e estabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *