Uma reunião em Paris, na manhã desta quinta-feira, deve ter selado a união entre as operadoras brasileiras Tim (telefonia) e GVT (banda larga e televisão). Lá estavam Vincent Balloré, chairman e principal acionista do grupo Vivendi, dono da GVT, e Marco Patuano, CEO da Telecom Italia. O encontro foi noticiado por vários sites europeus, mas até este momento não se sabe o seu desfecho.

De concreto, mesmo, há uma nota oficial enviada pela Tim à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) confirmando as negociações. A nota é uma exigência legal, já que a operadora possui ações em bolsa. O documento, é claro, não entra em detalhes, mas estes circulam fartamente pela mídia internacional que cobre o setor de telecom. O site Tela Viva, por exemplo, fez um belo apanhado.

A fusão entre Tim e GVT vem sendo preparada há meses pelos bancos Bradesco, Citibank e o italiano Mediobanca. Mas as conversas foram apressadas depois que a Telefonica surpreendeu a todos com aquilo que, no mercado financeiro, se chama de “oferta hostil”: uma proposta não solicitada de R$ 20,1 bilhões para assumir imediatamente o controle da GVT. Acontece que há uma briga interna na Telecom Italia, onde a mesma Telefonica detém 8,3% das ações. E, para complicar as coisas, Balloré, o chefão da Vivendi, é também acionista do Mediobanca, que naturalmente tem interesse num acordo com os italianos.

Há um outro detalhe que dificulta a iniciativa dos espanhois. Passando a controlar a GVT, a Telefonica corre o risco de ver o negócio bloqueado pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), já que a Vivo também atua nos segmentos de TV paga e banda larga fixa. Para a Tim, que hoje só opera com telefonia, esse risco inexiste.

4 thoughts on “Tim e GVT já estão quase juntas

  1. Dedos cruzados esperando que o CADE faça seu trabalho e vete esse absurdo. Uma das piores operadoras de telefonia do país comprando a que muitos consideram a melhor.

  2. Vão acabar com a GVT!! Pensei que tinha me livrado da TIM!!
    Lá se vai o melhor serviço de internet pro espaço… Tomara que vetem..

  3. A GVT é péssima nos processos de pós-venda, financeiro e suporte ao cliente. Como assinante na nova base SP de atuação eles cometem erros constantes, já tive que apelar para a ANATEL 2x em menos de 12 meses de contrato. Inclusive estava pensando em partir para a TIM Live banda larga e/ou voltar para a NET.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *