Falamos na semana passada sobre a Internet das Coisas (IoT), e eis que um estudo divulgado pela HP nos revela um lado mais sombrio dessa questão. Imaginem o que aconteceria se, com vários aparelhos se comunicando o tempo todo, um deles – um só – fosse atacado por um desses vírus que correm por aí. Foi essa a pergunta que se fizeram alguns especialistas da divisão de software da empresa americana. No relatório chamado Fortify Security Software Unit, eles dão algumas respostas.

Primeira constatação: nada menos do que 70% dos aparelhos seriam vulneráveis. Num primeiro levantamento, os técnicos analisaram dez aparelhos à venda no mercado, escolhidos ao acaso, e descobriram 25 “buracos”, ou seja, falhas de projeto ou de construção que permitem ataques. Exemplo: um simples termostato, dos que se conectam à rede Wi-Fi, pode parecer inocente. Mas é um aparelho não encriptado e, na maioria dos casos, utiliza software aberto, sem proteção.

O mesmo vale para TVs, câmeras de segurança, alarmes, painéis de parede e qualquer dispositivo que possa ser controlado remotamente ou que tenha acesso à internet. Esse é o maior dilema dos defensores da IoT: como interligar tanta coisa (fala-se em 26 bilhões de aparelhos conectados até 2020!!!) e, ao mesmo tempo, garantir que tudo esteja devidamente seguro?

Vai dar pra confiar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *