levis-stadiumÉ comum falarmos em “telefone inteligente”, “casa inteligente” e até “carro inteligente”, mas até agora eu nunca tinha ouvido a expressão “smart stadium”. Pois é assim que a revista Time se refere ao Levi’s Stadium, localizado em Santa Clara, bem no Vale do Silício, e que será inaugurado no próximo dia 15 de setembro.

A reportagem é extensa, mas me chamou a atenção o conceito do projeto em si. Os responsáveis pensaram: já que estamos no Vale, temos que construir algo tecnologicamente acima de qualquer suspeita. E foi o que fizeram. Para atender aos mais de 70 mil torcedores que cabem ali, foram instaladas redes Wi-Fi e 4G de alta capacidade. São 640 mil metros de cabos, sendo 280 mil apenas para conectar as antenas aos roteadores Wi-Fi. A cada 100 assentos, há um roteador, com dezenas de repetidores espalhados pelo estádio. Também não economizaram na capacidade da rede: 40 Gigabits por segundo (a média nesse tipo de projeto por lá é de 1Gbps).

Há ainda uma rede de 1.700 beacons, que são uma espécie de hubs alimentados pela tecnologia BLE (Bluetooth Low Energy), que servem para orientar os torcedores sobre a posição de seus lugares e também para enviar mensagens de alerta sobre segurança, sorteios e promoções que se costumam fazer durante os jogos.

Mais interessante de tudo, acho, é que futebol americano não é exatamente um programa movimentado. Para quem acompanha, o Levi’s Stadium é a sede do San Francisco 49ers. Os projetistas raciocinaram o seguinte: ação, de fato, num jogo normal, dura no máximo 15 minutos, tantas são as interrupções. Daí, a necessidade de criar atrativos para a torcida nos intervalos. Para isso, foram instalados nada menos do que 2 mil TVs Sony (70 deles são 4K), além de dois telões de leds convencionais.

Para completar, foi criado um aplicativo para o estádio, de modo que os torcedores conseguem facilmente se localizar tanto dentro quanto fora, marcar seus lugares no estacionamento, assistir a replays dos lances em seus celulares ou tablets, conferir estatísticas, pedir comida e até, vejam só, identificar qual dos banheiros tem fila menor. Neste link, é possível ver imagens do estádio em tempo real.

Mais incrível ainda: foi tudo construído com dinheiro do clube e de seus patrocinadores. Não entrou um cent de governo federal, nem estadual ou municipal. Lá, dinheiro público é levado a sério.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *