Em mais um episódio típico da falta de política tecnológica no país, o Fórum SBTVD, criado em 2006 para coordenar as atividades relacionadas ao Sistema Brasileiro de Televisão Digital, foi simplesmente deixado de lado no processo de distribuição das frequências de 700MHz. Como se sabe, o leilão dessas frequências – visando à implantação das novas redes de celular 4G – acontecerá no dia 30 de setembro (se não houver outro adiamento). Mas o Fórum sequer é citado no edital de convocação.

O “esquecimento” é um dos principais temas de bastidores na SET Expo, principal evento do setor de televisão no país, que acontece esta semana em São Paulo. Segundo a competente repórter Ana Paula Lobo, do site Convergência Digital, nem se cogita incluir um representante do Fórum no grupo técnico que, após o leilão, irá comandar o processo de switch-off, a transição da TV analógica para o padrão digital. Uma fonte do governo, ouvida pela repórter, alega que o Fórum não se manifestou durante as discussões sobre interferências entre os sinais de TV digital e de celular 4G.

Inconformado, o presidente do Fórum, Roberto Franco, busca apoio da Anatel e do Ministério das Comunicações para reverter a situação. Parece uma questão menor, mas não é. O Fórum só existe para cuidar da TV digital, que ainda está longe de atingir todas as regiões do país (detalhes aqui) e vive um momento delicado. Não faz o menor sentido ignorar sua experiência de oito anos cuidando do assunto.

Talvez o que seus membros precisem fazer é aquilo de que os tecnocratas mais gostam: lobby. Tecnologia? Se vê depois.

2 thoughts on “Esqueceram do Fórum SBTVD

  1. Mas qual a importancia desse forum, afinal? Seu “esquecimento” soa mais como a admissao da completa falta de relevancia que ele representa. Criaram um nome pomposo para nossa tv digital que envolve “sistema brasileiro”, mas a verdade é que de brasileiro esse sistema nao tem absolutamente NADA, nada mesmo!

    A única coisa de “brasileira” que inventaram é apenas parte do software (o chamado middleware), o tal do Ginga, que na pratica do dia-a-dia é inutil e nao serve para nada (embora o g*verno tente forçar sua adoção, o resto do mundo sabe que o melhor e mais util para as pessoas é usar um middleware baseado no HTML5). Nao passa de mais uma imposição autoritária do g*verno, que tenta à força impor essa porcaria de Ginga, que ate agora so serviu para encarecer ainda mais um pouco a producao de um televisor para o Brasil.

    Mas, enfim, o principal: qual a importancia desse Forum, para ele sequer ser lembrado na hora do apagão digital? (estou perguntando por ignorancia mesmo, porque me parece meramente uma questão política de um órgão querendo “aparecer”).

  2. Mais uma briga política, Rubens. O Fórum é composto por fabricantes, emissoras e governo. Cada um defende seus interesses e na maioria das vezes ninguém se entende. Deu no que deu. Abs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *