P1050738Como se esperava, LG e Samsung estão travando mais uma batalha de marketing aqui na IFA. A primeira aparentemente saiu na frente, ao anunciar na quarta-feira, antes de se abrirem as portas do evento, que já está vendendo na Coreia seu TV 4K de 105 polegadas e formato retangular (21:9). É, de fato, um marco na evolução da televisão: o produto, segundo a empresa, chega ainda este ano aos principais mercados – não sei se o Brasil será incluído nessa.

Mas, na véspera da abertura oficial da IFA, a Samsung mostrou suas cartas: está ocupando não um estande, mas um prédio inteiro aqui em Berlim, anexo ao centro de exposições, e que nem existia no ano passado. O CityCube, como é chamado, foi construído em poucos meses e transformado numa espécie de “casa da Samsung”, num acordo que deve ter envolvido muito dinheiro. É quase como se estivessem acontecendo duas feiras paralelas: uma da Samsung e outra destinada aos outros cerca de 1.200 expositores que aqui estão.

Neste sábado, formaram-se filas e mais filas para ver os novos tablets e smartphones da linha Galaxy, que por tradição são sempre lançados na IFA. Curiosamente, havia menos gente interessada nos TVs, inclusive os de tela curva, talvez devido à divulgação avassaladora dos aparelhos portáteis na mídia. Aqui, é costumeiro abrir as portas no fim de semana para o público, o que torna os corredores intransitáveis em alguns momentos (no ano passado, foram quase 220 mil visitantes).

Vimos de perto os dois gigantes – a Samsung, claro, também tem o seu de 105″ – e não há como não ficar impressionado (vejam este vídeo). Vimos também, nos dois estandes, uma profusão de telas de vários tamanhos, num espetáculo que às vezes chega a confundir o visitante. Guerra de gigantes é assim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *