samsungsmarttv2013-1lConforme se aproxima o final do ano, vai se acirrando também a competição entre os principais fabricantes, e também entre as grandes redes de varejo, em torno dos novos TVs. Recentemente, a equipe da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL fez um minucioso levantamento dos modelos disponíveis, tendo como foco principal as chamadas plataformas smart (leiam aqui).

Como já comentamos algumas vezes, hoje em dia é muito difícil – quase impossível, num ambiente de loja – identificar diferenças na qualidade de imagem entre os modelos das marcas mais conhecidas. Com o fim do plasma (a LG acaba de confirmar na Coreia que também está abandonando essa tecnologia, a exemplo do que já fizeram Panasonic e Samsung), o único fator que os distingue é a resolução (HD, Full-HD ou Ultra-HD).

O consumidor precisa, portanto, buscar essas diferenças em outros detalhes. E os recursos smart, especialmente para quem gosta de acessar conteúdos da internet, estão entre os mais interessantes. O levantamento mostra, por exemplo, que duas marcas – Samsung e Philips – dão ao usuário a possibilidade de utilizar um teclado qwerty para digitar textos na tela, o que é muito menos trabalhoso do que fazê-lo com um controle remoto convencional. LG e Panasonic oferecem comandos por voz, enquanto Panasonic e Samsung têm sistema de reconhecimento facial.

Nota-se um esforço constante dos fabricantes para facilitar a navegação – até porque são tantos os aplicativos e recursos adicionados que o usuário menos atento pode se perder com o controle remoto na mão. Uma recomendação básica para quem quer acessar a internet via TV é checar a velocidade do navegador, que por sua vez depende fundamentalmente do processador utilizado. Como em qualquer computador (convém não esquecer que um TV hoje é quase um “PC com imagem”), engasgos e/ou travamentos frequentes acabam inviabilizando o uso do aparelho.

Caímos aqui num ponto crucial: nem toda loja permite que seu cliente verifique esse tipo de detalhe. Já visitei lojas, nos EUA e na Europa, onde o vendedor entrega o controle ao cliente e deixa-o à vontade para experimentar o aparelho. Deveria ser obrigatório, mas no Brasil o mais comum é o contrário: apenas o vendedor (ou promotor) pode mexer. Uma pena. E também um desrespeito ao consumidor.

 

5 thoughts on “Comparando TVs Smart

  1. Orlando, boa tarde!

    Não sei como está as outras lojas, mas tenho certeza que na Fast Shop temos essa premissa, a experiência do usuário é muito importante e por isso damos essa liberdade, de testar as TVs, celulares, tablets, todos os equipamentos expostos estão lá para mostrar o detalhe.

    Prezamos muito essa liberdade de mexer no produto, ver funcionando, pegar o controle, assistir ou mesmo ver a traseira dos produtos. Sentir e ajudar na escolha do produto.

    Trabalho na Fast Shop e como funcionário aprendemos a cuidar do cliente, a experimentação é uma das formas de de cuidar.

  2. Olá Daniel, obrigado pelas informações. Legal saber que vocês estão atentos a isso. Abs. Orlando

  3. Muito chato o fim do ciclo das plasmas,melhor sistema até agora para imagens na tv.

    Agora que estou com a plasma Panasonic VT60,encaixotei minha 65VT50 e guardei para quando a VT60 der algum problema não precisar recorrer às LCD enquanto as OLED ainda engatinham em seu desenvolvimento e aceitação pelo mercado(embora esses painéis sejam mais lentos em resposta do que as plasmas).

    Me recuso a ficar sem a plasma,ao menos por enquanto…

  4. Orlando, me desculpe, mas como gosto muito da marca Sony, você teceu comentários sobre recursos de algumas marcas de TV e não deu nenhum detalhe da marca Sony.

  5. Olá Edison, sugiro que você entre no link que está no texto. Ali, estão os detalhes sobre as plataformas smart de todas as marcas, inclusive a Sony. Abs. Orlando

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