4k penetrationÉ consenso entre os especialistas que a última grande revolução da indústria eletrônica foi a alta definição. O salto de qualidade entre a imagem padrão VHS (aproximadamente 250 linhas horizontais) e a HD (1080) foi fácil de perceber, até mesmo para o usuário leigo. O salto que se tenta atualmente – de HD para UHD (2.160 linhas, cada uma com 3.840 pixels verticais) – já é mais difícil de assimilar, embora saibamos todos que há um aumento de quatro vezes na quantidade final de pixels.

Uma das perguntas mais comuns na indústria, hoje, é se o UHD (4K) terá a capacidade de avançar mais rapidamente do que foi o processo de implantação do Full-HD (1.920 x 1.080p), denominação criada para se diferenciar do HD inicial (720p). Essa sopa de números e letras, aliás, está na raiz das dificuldades que muitos usuários têm para compreender a evolução das tecnologias de vídeo.

Falo desse assunto porque acabo de ler uma nova pesquisa, da consultoria americana IHS, mostrando que o 4K está se popularizando mais rapidamente do que o esperado. Segundo os pesquisadores, a transição SD-HD levou mais de vinte anos para atingir a chamada “maturidade” de mercado. Foi há dois anos, quando 74% das residências europeias possuíam pelo menos um aparelho HD (os EUA não servem como parâmetro nesse tipo de análise). O UHD, que oficialmente só foi homologado em 2012, terá percentual semelhante por volta de 2025, diz o estudo – ou seja, treze anos de evolução.

Parece muito tempo, mas em tecnologia é quase nada.

13 thoughts on “Ultra-HD: daqui a quanto tempo?

  1. Gostaria de fazer uma correção de uma afirmação capciosa de “marketing” que tem enganado muitas pessoas distraídas, até mesmo revisores e críticos especializados na matéria. O fato de o formato UHD (4K) ter 4 vêzes mais pixels do que o FullHD não significa que a resolução final da imagem também seja 4 vêzes maior (ou melhor) do que o FullHD, porque a resolução que conta é a quantidade de linhas na vertical limitadas a: 1080 versus 2160 linhas, ou seja, a resolução da imagem melhora, sim, incríveis 100% e não absurdos 400%, como a indústria do “marketing” enganoso quer nos passar a crer. Agora, quanto ao avanço da venda das TV 4K em todo o mundo eu também fico incrédulo com esse fato, ainda mais que não existe no momento mídias 4K para uso normal (blu-ray Disc 4K, para ser mais explícito) quando então o consumidor poderia conferir “in loco” as vantagens dessa melhoria em ecrãs de grandes dimensões (algo como 60″ ao infinito…) versus o FullHD. De qualquer forma, por enquanto, ainda vou ficar “venerando” minha super Plasma 65VT50b até poder botar as mãos numa fabulosa TV 4K de tacnologia OLED, de no mínimo 75″…, quando o preço dela chegar a níveis civilizados, daqui uns 5-6 anos…

  2. Olá Orlando Barrozo .

    No JAPÃO a SHARP , ja esta exibindo tv com resolução 8k pronto pra ser lançada comercialmente , e ai sinceramente fica dificil , se interessar tanto pela resolução 4k . Como de costume acompanhei matéria tambem esclarreçendo que ” a resolução em 4k , será apenas um tranpulin para se chegar ao 8k “.
    Bem Orlando , lhe pergunto então ; será que as empresas já lançando tvs em 8k , não vai tirar o incentivo do consumidor em investir em um tv 4k ,mesmo com demora das mídias compativeis ?
    Recentemente adquiri a TV plasma panasonic VT60 de 65” e lembro que o Senhor estava na feira na CES , quando foi lançada a mesma e quero dizer que me considero um previlegiado em ter esse televisor , pois a qualidade de imagem é super qualidade com um constraste e cores , algo fora do comum …
    Felicidades para o Senhor Orlando e todos os amigos do Blog e fiquem com Deus .
    JOSÉ CARLOS

  3. Olá Walter, mais uma vez obrigado pela msg. Acho que vc se refere à limitação da tela, certo? De fato, o que determina a resolução da imagem é o tipo de display utilizado. Num modelo UHD, são 3.840 pixels x 2.160 linhas. Abs. Orlando

  4. Olá José Carlos. Toda vez que publicamos algo a respeito, a dúvida surge. Na verdade, estamos falando de transmissões 8k em 2020 no Japão, ou seja, no Brasil lá por volta de 2030, se tudo der certo. Como já comentamos, a questão não é apenas técnica. As emissoras só vão investir nisso quando tiverem o tal “modelo de negócio”, ou seja, quando souberem se os anunciantes pagarão a mais. Não há como prever. Enquanto isso, minha sugestão é aproveitar o seu TV da melhor forma possível e ter o melhor equipamento que seu dinheiro puder comprar. Abs. Orlando.

  5. Olá Walter Carneiro, você acabou respondendo uma pergunta que me faço já há algum tempo. Bom, Tenho uma TV full hd da Sony 55″, não é a melhor mas, é uma das melhores no fator resolução. Eu acompanho a evolução da TV desde sempre e ainda fico impressionado com a definição de minha TV.
    Estive num show room de lançamento da 4k da Sony e achei que ficaria deslumbrado mas, não foi nada daquilo que imaginava. Claro que a imagem é fabulosa, mas descobri que ficaria ainda por muito tempo com minha full hd que é maravilhosa. Valeu.

  6. Obrigado novamente pela resposta, Orlando .

    Sim é verdade o assunto é a transmissão 8k , mas atravez desta matéria outras duvidas surgem , o que é um procedimento normal das coisas ou como um bom reporter que elabora outra pergunta baseado na resposta do entrevistado .
    Com certeza sua sugestão de aproveitar de melhor forma a minha tv ,será atendida com todo repeito e admiração que tenho pelo Senhor , e a minha TV VT60 (65″) terá em já já a companhia do blu ray OPPO 103D .
    Mais uma vez agradeço muito pela atenção .
    Abraços .

  7. Por favor, é necessário que o país tenha full hd para poder ter o 4K ou o 4k não depende do full hd como que potencializando o mesmo ? Seriam transmissões diferentes e independentes ? Lembrando que o Brasil não possui a transmissão full hd….(espero ter sido claro caso contrário tentarei me explicar melhor em outra oportunidade).
    Abraços a todos!
    Muito obrigado.
    Pedro Alberto

  8. Olá Pedro, não são dois sistemas independentes. A partir de uma regulamentação a ser feita pela Anatel, cada emissora pode ou não transmitir em 4K. O que geralmente ocorre – como vemos hoje – é que há um tempo de transição, no qual as emissoras utilizam os dois tipos de sinal. Atualmente, temos no Brasil transmissões analógicas ocorrendo simultaneamente às digitais. O governo fixou uma data-limite (2018) para que seja suspenso definitivamente o sinal analógico e todo mundo transmita somente digital. Esse prazo pode ser alterado. Provavelmente é o que ocorrerá quando tivermos transmissões 4K. Abs. Orlando

  9. Pois é, Sr. Pedro Alberto dos Santos, eu também me alinho ao seu pensamento. Nossas TVs abertas ainda estão engatinhando quanto ao formato 1.080i (nenhuma TV no mundo transmite regularmente 1.080p, exceto NHK do Japão), e ainda temos muito programas, comerciais, no formato 480i. Um exemplo disto é quanto a minha assinatura da NETFLIX que inicialmente me enviava sinal de 1.080p para a maioria dos filmes. De uns 4 meses para cá só consigo sinal de 720p, talvez por culpa da minha provedora de Banda Larga (ALGAR TELECON/CTBC – UBERLANDIA/MG) que deve estar pensando em algum acordo com a NETFLIX, como ocorre no exterior também para liberarem o sinal de 1.080p. Imagina só como deverá ser esse tal “acordo” para um $inal de streaming 4K? Quanto ao colega EDSON CISCO, que entendeu minha posição, eu continuo afirmando que a resolução de uma TV 4K é de apenas 100% melhor do que a FullHD, e não de absurdos 400%, porque a resolução perceptível visual não se dá simplesmente só pela multiplicação das linhas verticais versus linhas horizontais. Comparem, lado a lado uma TV 4K de 65″, com sinal 4K, com uma excelente FullHD de 1.080p de 65″, e notem que a melhora na definição da imagem 4K em seus detalhes finos não passa de 100%, o que já é excelente que se farta.

  10. Olá Walter e amigos .

    Sou do Estado do Espirito Santo , e quem não tem uma SKY ou outra tv por assinatura aqui ,fica sem alta definição 1.080 p !!! Aqui imagem em alta definição tv aberta somente da tv gazeta filiada a globo ainda em alguns programas como futebol,novelas , jornais e certos comerciais e muita das imagens não vem em alta definição e deve ser em sinal de 720p.
    Curto na minha tv panas. VT60 65″ pela globo somente quando tem transmissão de futebol e outros programas na outra Tv que tenho abaixo da VT60 . Meu objetivo mesmo é usar a VT60 para ver filmes em blu ray .
    Entendo eu o seguinte ; o mundo ja está falando em 4k , sendo que neste país chamado Brasil , mal mal estamos entrando ainda em full hd e a maior prova são as emissoras de televisão ainda transmitindo em analogico as imagens e sem falar que temos ainda locadoras com filmes pra locar em DVD onde maioria da classe Brasileira nem possui ainda blu ray , sendo que esse aparelho num futuro bem proximo estará sendo esqueçido para a entrada do 4k .
    Sou real , e considero o Brasil muito atraz dos paises desenvolvidos em tecnologia e ainda dizem por ai que o Brasil é um país de primeiro mundo , pra mim é de quinto mundo e olhe lá !! Engana outros menos a mim …

    Essa é apenas uma colocação pessoal minha e vc pode ou não concordar como direito seu , mas devemos um respeitar ao outro em suas colocações ,
    Abraço a todos os amigos .
    José Carlos

  11. Desculpe, mas a Sky não transmite em 1080p (FullHD), mas sim em 1080i = 720p (HD), nenhuma emissora ou operadora de tv, hoje, no Brasil, transmite em 1080p.

  12. Sim verdade , Alvaro JOSÉ , eu confuindi com os filmes em blu ray como disse acima , curto mais a minha tv panasonic VT60 vendo filmes em blu ray e essa midia sim em 1.080 p . Com certeza Sky e nenhuma outra manda imagem em 1.80 p ( progressivo ) sim 1.080 i .
    Reforçando o que digitei acima ;no Brasil na minha opinião 4k , ta longe ainda …

  13. Desculpem-me, mas 720p não é igual a 1.080i. Simples assim. 1080i são 1080 linhas de leitura intercaladas: primeiro são feitas as varreduras das linhas impares e depois a varredura das linhas pares. Na imagem 720p é feita a varredura das 720 linhas impares e pares ao mesmo tempo no formato progressivo. 1080p são feitas as varreduras das linhas impares e pares ao mesmo tempo, somente no painel FullHD. Assim sendo, para você ter uma visibilidade de uma verdadeira imagem em 1080i faz-se necessário que o display em questão seja construído com 1080 linhas verticais, FullHD, que normalmente poderá lhe fornecer também 1080p. A diferença qualitativa na visualização de uma excelente imagem entre 1080i versus 1080p, num display FullHD, é muito pequena, às vezes é quase imperceptível para os olhos não treinados se tudo ocorrer num display de altíssima qualidade (Plasma Top, ou LCD/Led Top). A diferença qualitativa entre a visualização de uma imagem em 720p versus 1080i, num painel com 1080 linhas verticais (FullHD), é bastante visível a favor do 1080i, exceto se o ecrã de 720p tenha apenas 768 linhas verticais (HD), quando então o 720p vai se sobressair mais, por motivos óbvios…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *