amazon storeQuase vinte anos após revolucionar o varejo mundial inventando o conceito de e-commerce, a Amazon vai inaugurar em breve sua primeira loja física. Será em Nova York, na Rua 34, bem em frente ao Empire State Building, ou seja, no “coração do mundo”. As notícias disponíveis indicam que não será uma loja qualquer – nem poderia ser, considerando o local escolhido e a cabeça de seu proprietário, Jeff Bezos (na foto do The Wall Street Journal, o agora badalado endereço).

Talvez não seja assim uma… Apple Store, mas está sendo projetada com dois objetivos básicos: atrair turistas para convencê-los a comprar produtos da própria Amazon (como os tablets da linha Kindle); e servir como mini-central de distribuição (a Amazon tem dezenas delas espalhadas pelos EUA, mas não há nenhuma tão próxima do maior centro de consumo do planeta).

Analistas de mercado já começaram a dar suas explicações para essa surpreendente decisão. Afinal, a Amazon sempre vendeu a ideia de que comprar pela internet é muito melhor… Uma observação pertinente é que, apesar de seu estrondoso sucesso, a grande loja virtual ainda não conseguiu (talvez jamais consiga) conquistar todos os consumidores. Mesmo dentro dos EUA, muitos ainda preferem fazer compras em lojas físicas. Tanto que um dos serviços de maior sucesso no site ultimamente vem sendo o chamado in-store pickup – quando a pessoa compra pela internet, mas retira o produto na loja.

Uma coisa é certa: poucas empresas no mundo têm tanto domínio sobre os hábitos, preferências e necessidades de seus clientes. Para quem quiser entender melhor esse fenômeno, tomo a liberdade de indicar meu livro Os Visionários, que tem um capítulo inteiro dedicado a Jeff Bezos e a saga da Amazon.

1 thought on “Amazon abre sua primeira loja

  1. Ótima informação
    Próxima viagem , vamos visitar. Difícil ganhar da B&H mas, não deixa de ser mais uma opção.
    Valeu

    Luiz Carlos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *