Mais uma frente de batalha se abriu entre o governo e as operadoras de telecom. O SinditeleBrasil, entidade que representa as teles, criticou a proposta de “estender fibra óptica pelo país inteiro”, anunciada dias atrás pela candidata Dilma Roussef. Seria parte da decantada universalização do acesso à internet, que nunca chega.

O site especializado Convergência Digital foi ouvir especialistas, concluindo que, além de tecnicamente inviável (pela extensão do país), a ideia é economicamente incoerente. A tecnologia de fibra óptica é hoje a mais avançada do mundo em telecomunicações e transmissão de dados, pelos ganhos que oferece em velocidade e segurança. Não é à tôa que todas as operadoras vêm investindo há anos na conversão de suas redes cabeadas nas grandes e médias cidades, trocando os cabos coaxiais pelos ópticos.

No entanto, espalhar essas redes pelo interior do país, embora possa ser um ótimo negócio para construtoras, é algo que nenhuma operadora deseja, ainda que o governo lhe dê subsídios (o que é impensável neste momento, devido à queda nos investimentos). “Temos que colocar fibra em áreas de grande concentração”, diz o presidente do SinditeleBrasil, Eduardo Levy. “Fibra é fixa, o povo quer é mobilidade”.

Basta dizer que, hoje, são pouco mais de 3% os acessos de banda larga via fibra no país, enquanto as conexões móveis crescem exponencialmente. Como em outros países de grande extensão, para o Brasil a maneira mais rápida, segura e barata de construir redes de banda larga é a tecnologia 4G (e no futuro 5G), combinada ao Wi-Fi. “É preciso investimento em fibra óptica em 90% dos municípios”, disse Dilma, talvez assessorada por algum empreiteiro.

Errado. É preciso levar conexão rápida, o quanto antes, a 100% dos municípios. E o governo não pode, nem tem como, decidir isso em nome das operadoras. Elas é que sabem como fazer. Cabe ao governo, através de sua agência reguladora, fiscalizar o cumprimento dessa meta. Até o momento, o candidato Aécio não disse o que pensa a respeito.

2 thoughts on “Fibra óptica para todos: seria ótimo!

  1. Candidataaa!!!!

    Promessas e mais promessas…Primeiro faça o trem-bala prometido na campanha de 2010…

    Quanto ao Aécio,não acredito que compactue com um delírio desses…

  2. A DEMORA NO AVANÇO DE CABEAMENTO DE FIBRA ÓPTICA NO BRASIL. SÓ TEM UMA JUSTIFICATIVA.BAIXA CONCORRÊNCIA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *