“O segredo da liberdade está em educar as pessoas. O segredo da tirania está em mantê-las ignorantes”, disse o líder político francês – e também filósofo – Robespierre. A frase resume bem a importância da educação, especialmente quando estamos a dias de escolher um novo presidente da República. Sei que a maioria dos eleitores não dá a mínima, e receio que, por isso, voltem a fazer escolhas erradas. Faz parte.

Mas uso aqui esse, digamos, pretexto para abordar algo que tem mais a ver com o universo do nosso mercado: a formação de mão-de-obra qualificada. Não tenho dúvidas de que, se há falta de profissionais bem preparados, isso se deve ao desprezo oficial – e das pessoas em geral, é bom que se diga – à educação. Mas, abstraindo essa verdadeira tragédia nacional, gosto sempre de ressaltar o esforço de algumas empresas e/ou entidades que se dedicam a distribuir conhecimento.

É o que nós, na Event Editora, temos procurado fazer desde sempre. Agora em novembro, vamos formar a quarta turma do Programa de Certificação Home Expert. Iniciamos em 2011, com a ideia de transmitir uma base técnica a profissionais iniciantes no segmento de custom installation (áudio, vídeo, automação e sistemas eletrônicos residenciais). E foi gratificante ver como alguns dos participantes evoluíram em suas carreiras. Já estamos trabalhando na edição 2015!

Em paralelo, nos preocupamos também com a educação do consumidor, da qual a maioria das empresas se esquece. Além do trabalho já conhecido  (parte dele disponível no site hometheater.com.br), estamos sempre em busca de novas ideias e formatos que permitam ampliar os horizontes da informação qualificada. Esta semana, começa a ser distribuída a série Guia Prático Online, em que nossa equipe repassa aos leitores mais orientações sobre o bom uso dos equipamentos de áudio e vídeo. Sem a pretensão de esgotar o assunto (até porque, em tecnologia, as pesquisas e descobertas estão acontecendo a cada minuto), queremos que a série auxilie o maior número possível de pessoas.

Deixo aqui o convite para que os leitores do blog leiam, compartilhem e, é claro, nos mandem suas impressões (favoráveis ou não). Afinal, se a propaganda é a alma do negócio, o conhecimento é a alma da vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *