ceaComo já escrevemos aqui dezenas de vezes, estamos sempre aprendendo na vida. Quem tiver humildade, paciência e dedicação – não importando os obstáculos que sempre aparecem – pode ganhar muito com as experiências de outros. Um exemplo bem atual: aproximando-se o final do ano, a CEA (Consumer Electronics Association) divulga um guia para revendedores de produtos eletrônicos, com informações e orientações valiosíssimas.

São dicas práticas, dados estatísticos, análises sobre o comportamento do consumidor, tendências de mercado, ideias promocionais, referências sobre o que se viu nos finais dos anos recentes… enfim, informações e ferramentas que certamente vão ajudar muito quem depende das vendas para sobreviver. O guia 2014 Holiday Commerce Marketing Guide (clique para fazer o download) é particularmente útil, claro, para lojas pequenas e médias, que não podem bancar extensas pesquisas ou análises.

Infelizmente, o foco do trabalho é o mercado americano, muito mais avançado e organizado que o brasileiro. É de se lamentar, mais uma vez, que não haja algo do gênero em português (se há, desconheço), onde essas dicas seriam muito mais necessárias. Nenhuma das entidades que se propõem a representar as empresas teve até hoje capacidade, ou tomou a iniciativa, de produzir trabalhos nessa linha.

Na minha já distante infância, se dizia “cada um por si, Deus pra todos”. É triste ver que no Brasil continua sendo assim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *