Desde sábado último, está valendo a nova regulamentação da Anatel sobre os serviços de banda larga. Como previsto desde 2012, as operadoras agora têm que garantir pelo menos 80% da velocidade registrada em contrato. Como todos se lembram, até então elas cumpriam apenas 10% e ninguém podia reclamar. A garantia mínima passou para 60% naquele ano, depois 70% em 2013 e agora chega aos 80%.

A pergunta que muitos usuários se fazem é: como saber se a norma está sendo cumprida? Na teoria, se você contratou um pacote de 10 Megabits por segundo, não pode receber menos do que 8Mbps. Mas essa é uma média calculada ao longo de cada mês. Nos momentos de pico, é comum a velocidade cair. O que a Anatel fez foi contratar uma empresa chamada EAQ (Entidade Aferidora de Qualidade) para fazer a medição utilizando cerca de 10 mil aparelhos conectados aos modems de consumidores voluntários. Ou seja, o cálculo funciona por amostragem.

Para quem quiser acompanhar, de fato, como anda o serviço prestado por sua operadora, o melhor caminho é instalar um medidor como os listados no site Brasil Banda Larga. E, claro, se a regra dos 80% não for respeitada, questionar a operadora e reclamar por todos os meios possíveis. O texto completo do regulamento que trata do assunto pode ser lido aqui. E o site Convergência Digital traz mais explicações.

1 thought on “Banda larga chega aos 80% (na teoria)

  1. Porquê, Óh Raios, eu vou perder meu precioso tempo em tentar, em vão, instalar o programa sugerido pela Brasil Banda Larga que cria uma série de dificuldades para ser instalado, se eu posso contar em TEMPO REAL, todos os dias e em todos os momentos (até no meu SmartPhone K Zoom), com o excelente e bem feito software da SPEEDTEST.NET (by Ookla) que é utilizado no mundo inteiro com grande precisão de aferição e sem promessa ou ameaças de cobranças no futuro…?…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *