À medida que se aproxima mais uma Black Friday (última sexta-feira de novembro), é recomendável redobrar os cuidados na hora de fazer compras online. A invenção americana, que como tantas outras é copiada no Brasil desde 2012, ganhou contornos policiais no ano passado, quando houve centenas de denúncias de fraude, conforme apontamos neste artigo.

Este ano, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico se antecipou e criou uma espécie de “selo de honestidade”, que promete oferecer a lojas virtuais que não façam maquiagem de preços. Até a semana passada, segundo o site do jornal O Estado de S.Paulo, 96 empresas haviam concordado com as condições – a Câmara quer chegar até o final do mês com 150 adesões. Diz a entidade que, em 2013, as promoções relacionadas ao evento (que na verdade não dura apenas um dia…) atingiram cerca de R$ 770 milhões em vendas.

Falta ainda decidir o que fazer com as lojas que atrasam as entregas, ou que simplesmente cobram o valor determinado mas não entregam os pedidos, e como ressarcir os consumidores prejudicados. Por enquanto, nenhuma palavra a respeito. Infelizmente, se nos EUA a Black Friday é associada ao feriado de Ação de Graças, quando as famílias se reúnem para agradecer a Deus pelo que conquistaram, aqui foi transformada em mais um caso de polícia.

1 thought on “Vem aí outra sexta-feira negra

  1. Lá nos States e Reino Unido é associada ao feriado de Ação de Graças, aqui é associada ao dia da Ação da DesGraças… Claro que no Brasil tão evento nunca poderá se igual aos resultados positivos dos gringos, isto porque nossa cultura consumista aceita de bom grado sermos “tapeados” pelos lojistas espertos, os adeptos da “Lei do Gerson”, do lucro absurdo acima da ética comercial, e por aí vai. Talvez, ocorre que alguns poucos “gatos pingados” realmente façam alguma promoção de produtos encalhados por preço de “bacia das Almas”, mas não vai passar disso, podem ter certeza absoluta. Aqui é o Brasil, onde o consumidor acha bonito pagar R$4.000,00 por um PS4 pensando que fez um negócio da China, e fez mesmo porque os Chineses também pagam muito caro pelo seu PS4 que eles mesmos fabricam por lá… Viva a Democracia do Livre Comércio e dos Impostos super altos que não trazem nenhum benefício aos contribuintes fanáticos por seus políticos corruptos. (Na cultura brasileira, a Lei de Gérson é um princípio em que determinada pessoa age de forma a obter vantagem em tudo que faz, no sentido negativo de se aproveitar de todas as situações em benefício próprio, sem se importar com questões éticas ou morais)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *