Replays_FreeDQualquer torcedor deve estar percebendo a pobreza do futebol brasileiro nos últimos tempos. Depois da Copa e dos já famosos 7×1, parece que o problema ficou mais evidente: caiu a audiência na televisão e o público nos estádios, que já não era grande coisa, tem sido constrangedor (com uma ou outra exceção). Outro dia, o Corinthians jogou para pouco mais de 8 mil resignados em seu recém-inaugurado estádio, onde cabem mais de 40 mil.

Não vou me alongar aqui sobre as causas do declínio, mas o fato é que as emissoras estão tendo que se reinventar em termos de cobertura futebolística. Para os canais fechados, a opção é ir buscar os campeonatos de outros países, especialmente da Europa. Entre as redes abertas, a Globo – só para variar – é a que mais está se mexendo. A emissora anunciou que no próximo domingo, dia 16, irá estrear um novo sistema de câmeras montadas em volta do campo, que permitirá captar imagens de uma partida em 360 graus!

A novidade foi criada pela empresa israelense Replay Technologies, com o nome de FreeD; aqui, irá se chamar Câmera 360; em alguns países, já é usada para transmissões de basquete, tênis, beisebol etc. Basicamente, trata-se de um software que recria os pixels da imagem para simular cenas reais do jogo. No caso do futebol, diz a Globo, serão instaladas várias câmeras com sensores ao redor do campo, cujas imagens transmitidas ao equipamento poderão ser montadas como numa captação multiângulo em 3D. Será útil, por exemplo, para rever determinados lances sob ângulos diferentes e até tirar dúvidas (neste link, há algumas demonstrações interessantes).

A estreia será no jogo Flamengo x Coritiba, domingo às 17hs, no Maracanã. A conferir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *