Não é novidade que o Brasil é um dos países mais caros para se viver. Pode-se tomar como referência qualquer produto ou serviço. Estrangeiros que conheço se espantam quando chegam aqui e encontram preços similares, ou até mais altos, do que em Paris, Londres, Nova York etc. É o (sobre)preço que pagamos por nossa incapacidade de escolher políticos melhores e nosso já histórico conformismo.

Mas há quem exagere nas contas. A propósito da Black Friday, o site Tech Tudo publicou uma tabela comparando valores do Brasil e dos EUA, para concluir que, mesmo com as promoções desta semana, sai mais caro comprar aqui do que viajar e trazer tudo de lá (incluindo o valor de passagem, hotel etc). O cálculo foi feito por uma agência de turismo chamada ViajaNet, que naturalmente quer estimular as pessoas a… isso mesmo: viajar. A lista de produtos pesquisados inclui diversos eletrônicos, inclusive TVs 4K que – como se sabe – não são fáceis de trazer na bagagem.

A conta – confiram aqui – é de que a compra no Brasil custa 137% mais. Mas não considera que, da mesma forma que se pode cair em armadilhas comprando aqui, há riscos em adquirir eletrônicos fora. A começar de um detalhe simplório: se o aparelho der problema, não há a quem recorrer (talvez com exceção da Apple em casos específicos, nenhum fabricante oferece garantia para itens adquiridos fora do país). Já vi casos de pessoas que trouxeram produtos com voltagem 110V (lá, é difícil encontrar outra) e os ligaram, aqui, em 220V – só para citar um exemplo.

Recentemente, o jornal O Estado de S.Paulo pesquisou o custo de pacotes de viagem para o final do ano no litoral paulista e na Europa. Concluiu, claro, que lá (escolha: Paris, Roma, Barcelona…) é mais barato. Quem quiser pode arriscar.

3 thoughts on “Preços lá e cá: quanta diferença!

  1. Com relação a nossa tradicional “Black Friday”, se prestarem atenção, os “descontos” atingem somente produtos antiquados, nunca produtos com menos de 6 meses de lançamento tais como DVDs, Blu-rays, Blu-rays 3D, eletrônicos, SmartPhones, eletrodomésticos, etc.. Esses produtos continuam com os mesmos “descontos” de antes da “Black Fraud”. Impostos Altos não são desculpas; são os mesmos de antes desse evento já nos preços normais e que ganham bons descontos quando ficam defasados no estoque, independente de qualquer “Black Fraud”. O que impera mesmo por aqui é a “Lei do Gerson” da nossa pobre cultura comercial, herdada dos tempos do Império Português. Parece que ainda gostamos de ser colônia de gringos até no pós “Thanksgiving” deles, como se já não nos bastasse o Papai Noel vermelhão da Coca-Cola, que virou ícone no mundo inteiro, até nos países, ditos, comunistas que se dizem contrários à economia de mercado (me enganem que eu gosto…). Eu quero comprar um tal de Galaxy Note 4, mas NUNCA pagarei o preço de lançamento sugerido. Vou esperar o preço chegar perto da “bacia das almas”, como ocorreu com o meu atual “Galaxy K Zoom” (que promete muito e cumpre pouco…). Mas a maioria dos consumidores da “colônia” não têm paciência para esperar o preço ficar num nível civilizado, seja lá do que for.

  2. Realmente lastimável a cópia em baixíssima definição do evento americano.

    Deveria se chamar”Black Fry Day”pois os incautos se matam para serem literalmente fritos pelo calor das lojas e shoppings superlotados bem como pela fritura de suas economias comprando lixo com 50% de desconto sobre o dobro do valor…

  3. No Brasil os impostos são altissímos , um país vergonhoso que só se preocupa em arrecadar cobrando do consumidor altos tributos , seja qual for o produto em que vc for comprar . A promoção Black Fraud , é encantadora nos países de primeiro mundo com descontos em que enlouqueçem qualquer cidadão . Acredito que lá fora o governo deve dar um incentivo todo especial com a queda de impostos favoreçendo os consumidores !

    Concordo com o amigo acima Walter e encontrei tambem promoções de filmes em blu ray antigos e que estão estocados a mais de 1 ano , uma promoção Black Fraud pra enganar os menos informados neste país .
    Olá amigo Orlando Barrozo o Senhor falou tudo , o Brasil é um dos países mais caros pra se viver e mes passado meu afilhado veio da Alemanha e se asssustou em ver pessoalmente e sentir na pele do encarecimento assustador de tudo neste país e até comentou ; “tvs antigas e ultrapassadas aqui no Brasil são vendidas como lançamento e super caras e com esse mesmo valor compraria um TV Oled lançamento em 4k na Europa ” , disse o amigo Alemão Ludwig .
    Um abraço a todos .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *