MQA 2Na semana retrasada, a distribuidora Som Maior anunciou a chegada da tecnologia MQA (Master Quality Authenticated), da inglesa Meridian, famosa por seus players, amplificadores, processadores e caixas acústicas digitais. Bob Stuart, cofundador da empresa, definiu a novidade como “o futuro da música gravada”. É mais uma tentativa dos fabricantes de áudio high-end de aprimorar a reprodução de conteúdos digitais, combinando fidelidade e conveniência.

“Finalmente, podemos ouvir exatamente aquilo que os músicos gravaram”, disse Stuart em Londres, durante uma audição especial de apresentação da MQA a jornalistas e convidados. Segundo ele, a tecnologia garante uma reprodução “clara e acurada” do sinal musical desde o estúdio de gravação até o ouvinte, não importando onde ele esteja – em casa, no carro ou em trânsito. “Tradicionalmente, a qualidade sonora sempre foi inversamente proporcional à conveniência”, explicou, lembrando os casos da fita cassete (desde os anos 60/70) e do MP3. “Com MQA, o objetivo é trazer para o ambiente doméstico uma visão autêntica do que aconteceu no estúdio.”

É bom lembrar que foi a Meridian quem patenteou há mais de dez anos o padrão de compressão MLP (Meridian Lossless Packing), utilizado até hoje em Blu-ray e Dolby TrueHD. Basicamente, MQA é um avanço em relação ao MLP, um novo método de amostragem que consegue captar e transmitir até as menores divisões temporais do sinal de áudio. Arquivos MQA (igualmente sem perdas) podem ser inseridos em qualquer tipo de mídia digital – CDs, DVDs, downloads, streamings – e nos formatos de áudio de alta resolução, como FLAC, ALAC e WAV. A tecnologia pode estar embutida num aparelho ou até num aplicativo.

meridian_explorer_2

 

 

Ao site HiFi Plus, Stuart deu uma longa “aula” sobre psicoacústica e as ciências relacionadas ao comportamento do cérebro, que segundo ele foram utilizadas no desenvolvimento do MQA. Fundada em 1977, a Meridian tem vários prêmios no currículo, geralmente associados à reprodução digital de áudio. Um dos primeiros produtos compatíveis com MQA é o novo conversor DAV Explorer2 (foto), que faz upsample (aumenta a amostragem) de sinais musicais gravados em computador para 176.4 ou 192kHz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *