QDFoi um dos assuntos mais comentados na CES: Quantum Dot (QD). Os principais fabricantes de TVs se encarregaram de difundir as qualidades dessa tecnologia, que na verdade nem é tão nova assim; em junho de 2013, já abordávamos o tema aqui. Resumidamente, trata-se de uma película de nanocristais (semelhante ao da foto) que têm a propriedade de “quebrar” as ondas luminosas e, com isso, expandir a capacidade de reprodução do espectro de cores. Seria mais uma, entre tantas, formas de melhorar a performance dos displays de cristal líquido (LCD).

O fato de quatro dos maiores fabricantes (Sharp, Sony, LG e Samsung) estarem adotando a tecnologia QD, como mostraram na CES, é altamente significativo. É bom lembrar que, com exceção da LG, nenhum deles aderiu ainda ao OLED, tido como “o futuro dos displays”. Alguns resenhistas americanos, mais afoitos, já escreveram que os TVs com QD são “melhores que os OLED”. Difícil de acreditar.

O que sabemos é que a indústria como um todo precisa mesmo de uma nova tecnologia para sair da armadilha causada pelo 4K, cuja guerra de preços está afetando os balanços financeiros de todos os fabricantes, sem exceção. Pelo que conseguimos apurar, mesmo sendo uma tecnologia cara (a patente é da americana QD Vision), os paineis Quantum Dot ainda são mais baratos de produzir que os OLED.

Este ano, provavelmente veremos vários desses TVs no mercado brasileiro e, aí sim, poderemos tirar a prova sobre seu desempenho. Já se sabe, no entanto, de um detalhe negativo: os nanocristais contêm cádmio, material que havia sido abolido em quase todo o mundo devido aos danos que causa ao meio ambiente.

Segundo o site Korea Times, a Samsung já fez até um acordo com a gigante americana Dow Chemical para desenvolver os paineis sem cádmio. Um portavoz da empresa coreana afirmou que seus futuros TVs QD não terão esse componente. A conferir.

2 thoughts on “Quantum Dot: a próxima geração de TVs

  1. Mas a Sony ja nao usa o Quantum Dot ha 2 anos, com modelos lancados no Brasil?… Eles chamam a tecnologia de “triluminos”… Novidade é as outas marcas passarem a usar TAMBEM.

  2. Verdade, Rubens, a Sony já adota. Talvez não tenha sabido dar o devido destaque a essa inovação. Abs. Orlando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *