TVs 4KNão há estatísticas oficiais no Brasil, apenas estimativas, mas nos principais mercados internacionais os TVs 4K já são maioria no segmento acima de 55 polegadas. A mais recente pesquisa divulgada pelo site coreano Etnews aponta que a Copa do Mundo fez o percentual subir de 5% para 25%, chegando ao final do ano passado acima de 50%.

Já a consultoria DisplaySearch estima que este ano serão vendidos mais de 80 milhões de TVs desse tipo (de todos os tamanhos), o que significaria 153% sobre o total atingido em 2014 (32 milhões). Com números um pouco diferentes, outra consultoria (FutureSource) aponta tendência parecida.

Ainda é bem pouco, considerando o universo total de TVs: aproximadamente 250 milhões de aparelhos vendidos por ano. Mas, pensando bem, é um crescimento e tanto num período de apenas dois anos. Apenas para referência: os TVs Full-HD, que começaram a ser lançados em 2003, demoraram cerca de cinco anos para atingir essa marca.

Infelizmente para os fabricantes, alguns dos países com  potencial para adotar a nova tecnologia estão em recessão, caso do Brasil, que anos atrás estava entre os quatro ou cinco líderes em vendas. Mesmo assim, a chamada 2a. Geração do 4K – apresentada na CES – é uma boa aposta: se alguém ainda tem dúvidas sobre a diferença de qualidade em relação aos Full-HD, é só aguardar os próximos meses.

2 thoughts on “TVs 4K contam com ventos a favor

  1. Eu não tenho dúvidas quanto às vantagens visuais das TVs 4K. A imagem realmente apresenta-se com uma definição superior ao FullHD, até mesmo num ecrã de 55″ visto de perto, comparativamente. Mas o que me decepcionou mesmo foi a imagem de uma OLED de 55″ FullHD da LG, de bonito visual curvado, mas a imagem era apenas tão boa quanto a de um excelente Plasma ou LCD/Leds Top. Nada que pudesse chamar minha atenção além disso. Todavia, eu ainda acho que a OLED é a melhor aposta para o futuro da TV 4K em termos absolutos de qualidade de imagem, e eu espero ver uma dessas o mais rápido possível para que minhas suspeitas positivas sejam confirmadas. Aguardarei o próximo capítulo.

  2. Bom, ha cerca de 2 anos que eu venho repetindo a ladainha que eu so compro televisor novo se o mesmo for 4K. Nao vejo mais sentido em comprar apenas full-HD, ainda mais em tamanhos de 55″ para cima.
    .
    E so nao comprei o meu ainda porque, ate hoje, ainda espero por uma motherboard de PC que tenha suporte a video 4K a 60 fps, ou seja, que tenha HDMI 2.0, para montar um PC que seja o fornecedor de videos 4K a 60 fps para o televisor. Esse está sendo o unico limitador por enquanto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *