Na época da CES, abordamos aqui a tecnologia QD (Quantum Dot; alguns vêm traduzindo como “pontos quânticos”), que começa a ser adotada por vários fabricantes de TVs. Na Feira, as principais marcas fizeram demonstrações indicando que a novidade estará nas linhas 2015. “Novidade”, claro, é força de expressão: a Sony já utiliza esse tipo de painel desde 2013.

Utiliza, mas nem todo mundo ficou sabendo, já que a empresa pouco explorou essa inovação. Trata-se de uma película de nanocristais que se aplica sobre o painel interno do TV; essas partículas são ultra-sensíveis e, conforme os impulsos elétricos, reproduzem luz de alta intensidade, aumentando a dinâmica das cores, que se tornam mais naturais e vibrantes.

A Sony chamou esses painéis de Triluminous, e cada fabricante adotou uma nomenclatura: na Sharp, Beyond 4K; na Samsung, SUHD; e, na LG, Color Prime. Segundo a consultoria DisplaySearch, tudo isso para chegar próximo da performance dos TVs OLED. Estes são considerados ainda imbatíveis em termos de cores, contraste e profundidade de imagem, porque emitem a própria luz, dispensando o painel de backlight. Isso, até o momento, ninguém conseguiu com a tecnologia LCD.

4 thoughts on “QD pode ser a saída para o LCD

  1. Olá Orlando Barrozo.

    Se a tecnologia QD está entrando para disputar de frente o mercado com a tecnolgia OLED , que fique essa briga entre eles !!
    Eu acompanho a anos as matérias publicadas com muito contéudo pelo Senhor e no site Hometheater.com.br e pela revista HomeTheater e não vou abrir mão de maneira alguma , deixando de ouvir profissionais como a sua pessoa quanto a minha escolha quando o assunto é a compra de um novo televisor ou outro eletrônico !!
    Bem quando falo em tv falo em qualidade de imagem e muitas vezes já tive essa informação ; “oled são inbativeis em termos cores, contraste e profundidade de imagem” .
    A minha proxima escolhe será um OLED e se fosse de comprar hoje seria a recente lançada na CES , da marca LG de 77 polegadas . Sou fã da marca panasonic mas infelizmente vem de vagar !
    Abraço a todos e fiquem com Deus .

  2. So para eu mesmo confirmar: OLEDs emitem a própria luz, mas, ainda assim, as imagens saem escurecidas, porque o OLED nao tem tanto brilho quanto o LED (tanto que nao é possivel ainda usar OLED para iluminacao, no maximo para paines decorativos)… E, ate onde sei, o qDOT “reforça” ainda mais esse brilho. Ou seja, pelo que eu entendi, um televisor qDot-LED versus um televisor OLED, mantem o velho problema das LED vs Plama: falta brilho na plasma/OLED, enquanto brilho é o ponto alto das LED/qDot-LED.

    Se isso for mesmo verdade e a qDot-LED apresentar melhor brilho que as OLED, entao como os qDot trazem mais contrate e melhora as cores do painel LCD-LED, entao é de se esperar mesmo que uma qDot-LED rivalize com uma OLED, sem o inconveniente do altissimo custo das OLEDs.

    Quem ja comparou uma ao lado da outra confirma?

  3. Orlando, li numa matéria na internet que essa tecnologia será responsável pela queda nos preços das TVs 4k.
    Essa afirmação procede?

  4. Fico com pena mesmo é das TVs de Plasma que oferecia qualidade similar as OLEDs e com a vantagem nos preços serem muito mais acessíveis. Mas pesou a questão lucro e as LCDs LEDs venceram o páreo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *