Sobre

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS.

Através da Vimarc Editora, lançou ainda uma série de livros sobre cinema no século 20, escrita por Rubens Ewald Filho; a série “Guia do DVD”; o guia “Ídolos do Pop/rock”, de Fabian Chacur; e a série “Guia Prático do Cinema em Casa”. É também membro da Jazz Journalists Association, dos EUA.

 Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e planetech.com.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Sobre o orlandobarrozo.blog.br

Amigos, este é um espaço para discutirmos um pouco de tudo. Quem me conhece já sabe que minha praia é a tecnologia, mas aqui podemos falar também, por exemplo, de política – afinal, muitas decisões políticas afetam as empresas que produzem tecnologia. Ou, quem sabe, podemos falar de economia, tendo em vista que a tecnologia movimenta bilhões pelo mundo afora e inspira investimentos até mesmo em países sem tradição tecnológica, como o Brasil. Vamos discutir também artes e cultura. Cinema e música são exemplos de artes diretamente influenciadas pela evolução tecnológica, e além disso a internet está abrindo novas portas para a criação artística, certo? Dá ainda para ligar a questão da tecnologia com o esporte: nestes tempos de TV Digital, a cobertura na mídia está mudando radicalmente (será que para melhor?).
 
Bem, aí estão apenas alguns toques. Espero que todos entendam a proposta e participem com opiniões e comentários que estimulem o debate. Em mais de 25 anos trabalhando com tecnologia, aprendi – entre muitas coisas – que a gente nunca consegue dominar completamente um assunto. Surpresas acontecem quase todos os dias, e esse é talvez o aspecto mais fascinante de conviver com tantas novidades.
 
Graças à internet, estamos descobrindo outros aspectos igualmente atraentes, como a possibilidade de compartilhar idéias e experiências através de um blog. Vamos lá, então. Conto com a ajuda dos amigos que são, como eu, loucos por tecnologia.

20 Replies to “Sobre”

  1. viviana zarratea disse:

    Olá Orlndo, sou de Parguay e quisesse hacerte um consulta.
    Estou buscndo um articulo que estou segura foi teu que lei sobre um equipamento que controla o gasto de consumo electrico numa residência,,, e não é um sistema de automtizacion.
    Que conheces deste tipo de equpos para instalar em obras e de maneira que o usurio possa controlar seus consumo,
    Por outro lado de acordo a tua experiência nas feiras qual é o sitema de automatizacion bom sem ir ao exelente e de não lto custo.
    obrigado
    espero sua resposta

  2. Francisco Lovecchio Filho disse:

    Orlando,

    Gostaria que me respondesse à seguinte pergunta.

    Alguns anos atrás havia duas feiras por ano em São Paulo de eletrônica, o que aconteceu com elas? Porque não existem mais?

    Aguardo seus comentários

  3. admin disse:

    Olá Francisco,

    Infelizmente, as empresas brasileiras não parecem ser muito amigas de eventos. Preferem investir suas verbas em outras ações. Por isso, os que existiam acabaram.

    Abs

    orlando

  4. admin disse:

    Olá Viviana, realmente não me lembro desse artigo. Temos aqui no blog um artigo de Kevin Bullis sobre consumo de energia que pode lhe interessar. Sobre os sistemas de automação, há uma infinidade deles, todos muito bons, e os preços estão caindo. Sugiro uma consulta às empresas mais conceituadas nessa área: Crestron, Control 4, AMX, Xantech e Lutron, todas com representantes na América do Sul.

  5. Marcelo disse:

    Caro Orlando,acabei de descobrir o seu blogg e achei ótimo.Estou procuarando colher o máximo possível de informações de tv de lcd e achei ótimas máterias e bem exclarecedoras com algumas dúvidas que eu tinha.A minha pergunta é a seguinte: há expectativa de queda nos valores das tvs full hd para esse final de ano? Vale a pena esperar até Dezembro para constatr isso? è que quero obter uma e estou com essa dúvida.
    Desde já agradeço pela atenção!

  6. admin disse:

    Olá Marcelo, obrigado por prestigiar o blog. Os preços desses TVs já caíram bastante. Se vc puder esperar, sempre há promoções depois do Natal, quando as lojas ficam com alguns itens em estoque. Pode ser que até lá surja uma ou outra promoção, mas será pontual. Abs e boa compra. Orlando

  7. Metuzo Alves disse:

    Orlando,

    É a primeira vez que acesso seu blog e desde já o parabenizo pelo formato,conteúdo e por seu empenho na busca e compartilhamento das informações aqui postadas.

    Trabalhei com a Sony por 5 anos e atualmente estou com a Pioneer, tecnologia principalmente nas áreas de áudio e vídeo é uma de minhas grandes paixões caso utilize o serviço, gostaria de tê-lo como contato no msn e aprender um pouco mais com você.

    macedo_sony.wt.jp-pb@hotmail.com.

    Obrigado e um grande abraço.

  8. carlos rubem pereira andrade disse:

    Quem poderia responder?

    Qual a segurança real de ter os programas/filmes/jogos gravados em DVD-R, mesmo de procedência não duvidosa, como substitutos das velhas fitas VHS ?

    Recentemente tive o desprazer de constatar, ao rever um dos jogos da Copa de 2006, que o DVD-R em que fora gravado o jogo, apresentava falhas em alguns pontos da gravação qualquer que fosse o Player reprodutor. E o pior chegou em um momento que não foi mais possível ver o final do jogo. Lembro das velhas fitas com saudade, pois, se a mecânica do videocassete estiver boa você verá o conteúdo gravado a menos pela qualidade degradada das cores em caso de gravações mais antigas, poderemos assisti-lo até o final…
    Em resumo, a dúvida é se este problema foi causado pelo tempo (3 anos acho que é pouco)tendo a mídia se degradado. Ou, uma deficiência do gravador, tendo finalizado uma gravação de dados crítica, que com o tempo se acentuou.
    Meu drama é que copiei diversas fitas particulares VHS de jogos/filmagens/corridas de F1 etc para DVD e agora não tenho segurança em descatá-las (as fitas) pois poderia perder as gravações definitavamente…

    A marca e modelo do meu primeiro gravador de DVD, que gravou o programa em questão era o R-130 da Samsung. Este gravador apresentou problema logo após a garantia de 1 ano. Mas felizmente já o subtituí por um Panasonic com HD interno, muito melhor, a dúvida é se poderia gerar também um DVD crítico que um dia não pudesse ser assistido.

    Desde já agradeço as sugestões da melhor tecnologia digital (segura) disponível pra converter as velhas fitas – SD card, DVD, Memorias Flash … O problema talvez seja o custo x capacidade DVD-R(4 GB/R$ 1,00) x Pendrive (4 GB/R$ 25,00)

    ats
    Carlos Rubem Pereira Andrade

  9. admin disse:

    Olá Carlos, é difícil dizer alguma coisa sem examinar o disco ou o gravador. Aparentemente, o problema está no aparelho e seu mecanismo de leitura. Mas também pode ser defeito da mídia. Já vi discos novos apresentarem problema no registro dos dados, sem que houvesse nenhum problema aparente. Em suma, o que aconteceu com você não é novidade, pode mesmo ocorrer. Por isso, é importante checar as gravações logo depois de feitas, para certificar-se de que tudo está OK. Quanto a copiar o conteúdo das fitas para disco, desde que seja feito num bom gravador – como são os Panasonic – e usando discos de boa qualidade, não há problema. Só recomendo que, antes de se desfazer das fitas, você verifique se tudo foi gravado direitinho. E, por segurança, faça um backup de todo o material. Abs. Orlando.

  10. julio silva disse:

    Olá Orlando, Parabéns pelo seu blog! o que já era bom agora ficou excelente. Gostaria de saber se os canais abertos em HD já estão disponíveis via satélite para recepção sem custo de assinatura. Se positivo, qual o tipo de antena e onde adquirir o receptor. Sei que a SKY oferece este serviço, mas com venda casada com combo sky e com custo mensal.

    Abraços

    Júlio Silva
    Votuporanga-SP

  11. admin disse:

    Olá Julio, obrigado pelos elogios. Para receber sinal HD via satélite, você precisa de uma antena parabólica. Mesmo assim, não são todas as emissoras que liberam o sinal dessa forma. A Globo, por exemplo, não libera. Se na sua região o sinal ainda não chega via antena UHF, o jeito é aguardar. Abs. orlando

  12. Luciano Guimarães disse:

    Orlando,
    Queria sugerir uma postagem sobre os serviços brasileiros de download legal de música. Sou comprador contumaz de música e esta semana me deparei com este problema: o site submarino iMusica não me permite mais acesso (diz que o nome de usuário é inválido) e o baixahits não habilita o download das músicas compradas e pagas. Consegui um contato com o baixahits que me informou que o site está em manutenção (embora não haja qualquer indicação para o cliente) e que deve se normalizar nos próximos dias (!!!!) – enquanto isso não posso descarregar os arquivos da músicas pelas quais eu já paguei e outros clientes devem estar caindo na mesma arapuca.
    Não é irônico ler tantas reportagens condenando os downloads ilegais de músicas? Talvez a resposta seja simplesmente porque comprar música legalmente dá muuuuuuuuuuuuuuuuuito trabalho e demora muuuuuuuuuuuuuuuuuuuito tempo, e algumas vezes não funciona e o cliente ainda perde dinheiro… Fico cada vez mais convencido que a guerra contra os downloads ilegais está realmente perdida, e é por pura incompetência do mercado legal.
    Grande abraço,
    *

  13. Leandro disse:

    Para o amigo da pergunta 9!

    Passei pela fase de transformar VHS em DVD etc….
    Resolvi esquecer de mídia e apenas converter do VHS para arquivo MPG ou AVI e gravar em um HD externo de qualidade, sendo necessário, gero uma imagem do DVD em arquivo e executo no computador ou gravo um disco DVD ou, no futuro, um Bluray!

    Abraço

    Leandro

  14. Francisco Gutemberg disse:

    Bom dia .

    Orlando gostaria de seu cometário sobre a seguinte notícia. A LG lança dois Tv da serie Time Machine, 47LH45ED e 42LH45ED respectivamente, diz a LG que estes são os primeiros modelos com o middlwere “Ginga” embarcado no mercado. Teria como a HOME THEATER fazer um teste com eles? Será que finalmente a interatividade estará entrando em nosso lares?

  15. admin disse:

    Caro Francisco, boa observação. Já solicitamos esse produto para teste. O problema é que, na prática, o Ginga ainda não existe, ou seja, nenhuma emissora está colocando sinal de interatividade no ar. Portanto, fica difícil testar esse recurso. A meu ver, esse assunto ainda vai longe, porque dentro do próprio Fórum da TV Digital há divergências sobre a viabilidade do Ginga. Vamos aguardar. Obrigado pela mensagem. Abs. Orlando.

  16. Francisco Gutemberg disse:

    Bom dia.

    Prezado Orlando obrigado por atender-me. Mais eu ouvi dizer que o SBT faz teste regulares com aplicativos em Ginga. Palavras do Sr° Roberto Franco (diretor da emissora). Mais em todo caso fico contente que minha revista HOMETHEATER esta sempre atenta a essas questões. Espero que a LG venha ceder o mair rápido o possível.

  17. rudiney martins disse:

    Orlando,é a primeira vez que acesso seu blog e achei muito interessante e gostaria de aproveitar a oportunidade e lhe pedir uma orientação,gostaria de me tornar um profissional em automação residencial,mas na minha cidade(florianópolis)não encontrei nenhum curso ou treinamento voltado para este segmento,os cursos disponiveis são: eletrotécnica,eletrônica,redes ou manutenção de hardware.quais desses cursos seria mais relacionado com a area de automação.desde já agradeço suas informações.

  18. admin disse:

    Olá Rudiney, me parece que a área de redes tem mais a ver com automação. Mas sugiro que você busque mais informações através da Associação Brasileira de Automação Residencial (Aureside), pelo site http://www.aureside.org.br. Aqui neste blog e no site http://www.hometheater.com.br, também temos tratado bastante desse assunto. Abs e boa sorte. Orlando

  19. Alex disse:

    Olá, sou assessor de imprensa (Planin) egostaria de cadastrar o blog em nosso mailing de blogs de TI.
    Qual e-mail podemos enviar notícias?
    grato

  20. admin disse:

    Olá Alex, pode mandar para redacao@hometheater.com.br. Obrigado. Orlando

Deixe uma resposta