Categories: Notícias

TV Digital ainda não decolou

Como que para provar que aquelas palavras do ministro das Comunicações (postadas aqui ontem) eram mesmo absurdas, o colunista Daniel Castro, da Folha de S.Paulo, revela que o início da TV Digital em São Paulo foi pífio: teriam sido apenas 10 mil domicílios a adotar a novidade até agora, dois meses após a estréia em 2 de dezembro.
 
O colunista não informa sua fonte, mas esses números certamente estão bem mais perto da realidade do que os tais “700 mil conversores” já vendidos no País, como quer fazer crer o ministro. A maioria dos fabricantes sabia mesmo que essa implantação seria demorada, tanto que importaram pouquíssimas unidades de conversores. Um fabricante citado por Castro teria vendido 3.500 desses aparelhos!!!
 
Diz ainda o colunista ter dúvidas se os novos conversores, que estão sendo fabricados no Brasil, irão trazer o tão aguardado Ginga, o middleware que permitirá serviços de interatividade. Não é preciso ter dúvidas: tão cedo não veremos isso por aqui. Se os aparelhos sem interatividade já são considerados caros demais, a que preço poderemos comprar a tal 2a. geração do set-top-box?
 
A propósito, para quem quiser saber o que faz, de fato, esse tal de Ginga, recomendo este link: ginga.org.br

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

2 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

2 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago