Categories: Notícias

O fenômeno Tropa de Elite

Não costumo comentar aqui sobre filmes, mas é inevitável voltar ao fenômeno ´Tropa de Elite`, um dos mais inquietantes e provocativos dos últimos anos. Durante as duas últimas semanas, lendo a cobertura do importante Festival de Cinema de Berlim, achei que o filme não tinha a menor chance nessa competição. Praticamente toda a imprensa mundial – incluindo os influentes Variety e Le Monde, além dos principais jornais brasileiros – massacrou o filme, acusando-o de fazer a apologia da violência e de defender o preconceito contra as vítimas do crime, entre outras bobagens.

Bem, de duas uma: ou a chamada “grande imprensa” está perdendo sua influência, ou os profissionais de cinema estão querendo mesmo é provocar. ´Tropa de Elite´ ganhou o tão sonhado Urso de Ouro em Berlim e todo mundo teve que calar a boca, inclusive os críticos brasileiros que entraram nessa campanha.

Não sou crítico de cinema, e conheço bem poucos que vale a pena ler. Mas basta estar antenado com a situação do Brasil e do mundo para perceber que ´Tropa de Elite´ mexe com uma enorme ferida aberta na sociedade brasileira, que é o financiamento do tráfico de drogas pela classe média alta, que mantém seus consumidores. Em meio a tanto lixo cultural que vemos por aí, eis um filme que vale a pena ver, rever, comentar, debater e indicar.

Não vi os outros filmes que concorriam ao Festival, mas o pessoal de Berlim está de parabéns.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

2 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

2 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago