Categories: Uncategorized

LCD geração 10

A notícia de que Sony e Sharp se uniram para ampliar a produção de painéis LCD faz sentido. As duas são hoje os maiores fabricantes mundiais desse item cada vez mais essencial, brigando passo a passo com a coreana Samsung. A Sony já tem uma joint-venture com a Samsung; ambas são donas da maior fábrica de LCDs do mundo, na Coréia. Pode parecer que o relacionamento entre as duas empresas está em crise, mas não é o que se diz nos bastidores da indústria.

Na verdade, Sony e Sharp trabalham na chamada “geração 10” do LCD, uma referência a um novo processo produtivo pelo qual é possível construir painéis que podem ser divididos em até 10 (os atuais dividem-se em até 8). Ou seja, com o mesmo painel original a fábrica é capaz de produzir dez displays diferentes, e não apenas oito, do mesmo tamanho. Isso representa um ganho enorme de escala: aproximadamente 25%.

Há o temor entre os fabricantes de que a demanda nos próximos anos aumente a tal ponto que possa causar falta de painéis no mundo. É bom lembrar que os LCDs são usados não apenas em TVs e monitores, mas também em aparelhos portáteis, como câmeras, celulares, notebooks, players MP3 etc. E, como sabemos, as vendas desses itens não param de subir.

A Sony, portanto, está mais do que certa em unir-se a dois dos maiores fornecedores mundiais.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

2 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

2 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

2 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago