Categories: Uncategorized

Algo estranho no ar…

A manchete de praticamente todos os jornais importantes do País neste sábado foi o fechamento do acordo entre Oi e Brasil Telecom, que teria sido selado na noite de 6a. feira, mais ou menos nos moldes que comentei aqui em 16/02 e 19/03. Até aí, nada de mais: toda a mídia já vinha dando como certo o negócio, abençoado pelo Palácio do Planalto, via BNDES.

Estranho foi o comunicado da Oi divulgado nesta manhã, afirmando que o negócio ainda não está fechado. Diz o texto: “Tomamos conhecimento que obstáculos negociais relevantes existentes entre os acionistas controlados da BRT estariam próximos de serem superados e, se confirmado este fato, as negociações deverão se intensificar e tomar nova dinâmica para ultimar a pretendida aquisição”. 

O comunicado garante que ainda não houve acordo entre as várias partes envolvidas: os grupos La Fonte, Andrade Gutierrez, Opportunity e Citibank, além de vários fundos de pensão. Por que, então, teria sido divulgado um acordo que ainda não foi feito? Convém manter o pé atrás…

Curioso também que alguns especialistas, ouvidos pela imprensa nos últimos dias, continuam afirmando que o negócio irá aumentar a competição no setor de telecom, ao fortalecer a Oi em sua disputa com as outras três grandes (Vivo/Telefonica, Claro/Embratel e Tim). Ora, o que ajudaria a aumentar a competição seria justamente o contrário: estimular o surgimento de mais empresas, e não a fusão entre duas delas.

Não parece óbvio? Ou será que estou sendo ingênuo demais?

AddThis Website Tools
Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

TVs: as promessas para 2025

Já comentamos, rapidamente, algumas tendências para 2025 no segmento de TVs, mostradas na CES, em…

2 dias ago

Trump, tarifas e tecnologias (3)

No sábado 12, logo após publicar o segundo post sobre a questão das tarifas (para…

3 dias ago

Trump, tarifas e tecnologias (2)

    Como prometido no post de ontem, vamos começar a dissecar a questão das…

4 dias ago

Trump, tarifas e tecnologias (1)

    São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…

5 dias ago

Um concorrente para HDMI e USB?

      Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…

7 dias ago

Cancelamento de ruído é um perigo…

      A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…

1 semana ago