A foto abaixo é de um novo notebook da fábrica chinesa Lenovo (a mesma que três anos atrás adquiriu a divisão de notebooks da IBM). O modelo foi lançado na China e está vendendo milhões – aliás, como tudo na China.

china2.jpgAo contrário dos EUA, onde geralmente lança aparelhos sofisticados, para o enorme mercado chinês a Lenovo decidiu apostar na simplicidade. Mais do que isso: criou um verdadeiro “computador de fazenda”. Sim, o modelo da foto é destinado a usuários rurais, especialmente no interior da China, a um custo entre 200 e 400 dólares. Além de ter apenas os recursos básicos, o aparelho é robusto, fácil de operar e já vem com um software que ajuda o fazendeiro a obter informações sobre produtos agrícolas, previsão do tempo, safras etc.

Não sei se meu amigo Marcelo Tas, que está lá na China, de onde vem postando todo dia deliciosas notícias on-line em seu blog (veja aqui), teve oportunidade de ver como os fazendeiros chineses se dão com os notebooks. Mas imagino que todos devem estar maravilhados com a novidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *