Depois da decepção causada na última CES, quando pouca gente pôde vê-la, a televisão a laser parece que agora sai da fase de protótipo. Pelo menos, é a promessa da Mitsubishi, dona da patente, que está prometendo colocar os primeiros exemplares à venda no mercado americano no segundo semestre deste ano (leia aqui). Vamos aguardar.
Até hoje há quem desconfie de sua viabilidade econômica. Confesso que fico receoso quando vejo um único fabricante (no caso, a Mitsubishi, que tem marca forte em TVs e projetores, mas somente nos EUA e Japão) lançar sozinho uma novidade como essa. Se já é complicado implantar uma inovação quando se trabalha em grupo (vide a guerra Blu-ray vs. HD-DVD), mais difícil ainda é lançar uma nova tecnologia sem o apoio dos principais líderes de mercado.
A Mitsubishi trabalha em parceria com a Texas Instruments, que fornece o chip de processamento para o Laser TV, mas é pouco. Teria que unir-se a Sony, Samsung, LG, Panasonic ou Philips, por exemplo, até para compartilhar os custos de desenvolvimento e de marketing que um produto como esse exige. Se, como tenho ouvido, o aparelho chegar às lojas dos EUA por mais de 5 mil dólares, dificilmente irá emplacar.
Enfim, vamos aguardar. Que está todo mundo curioso para ver, isso está.
Para saber um pouco mais sobre Laser TV, vale a pena dar uma olhada neste site.
Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…
Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…
Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…
Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…