Categories: Uncategorized

Laser TV: agora vai?

Depois da decepção causada na última CES, quando pouca gente pôde vê-la, a televisão a laser parece que agora sai da fase de protótipo. Pelo menos, é a promessa da Mitsubishi, dona da patente, que está prometendo colocar os primeiros exemplares à venda no mercado americano no segundo semestre deste ano (leia aqui). Vamos aguardar.

Para quem não acompanhou de perto, a tecnologia de projeção baseada em raios laser é uma das mais antigas – vem de antes do DVD, nos anos 70, quando começaram os primeiros estudos sobre aplicações diversas do laser. O problema é que nenhum fabricante conseguiu ir muito longe (o custo de desenvolvimento era muito alto, e surgiram outras tecnologias, mais baratas, que se tornaram prioridade). Assim, enquanto plasma e LCD se disseminaram, o laser foi, digamos, guardado na geladeira.

Até hoje há quem desconfie de sua viabilidade econômica. Confesso que fico receoso quando vejo um único fabricante (no caso, a Mitsubishi, que tem marca forte em TVs e projetores, mas somente nos EUA e Japão) lançar sozinho uma novidade como essa. Se já é complicado implantar uma inovação quando se trabalha em grupo (vide a guerra Blu-ray vs. HD-DVD), mais difícil ainda é lançar uma nova tecnologia sem o apoio dos principais líderes de mercado.

A Mitsubishi trabalha em parceria com a Texas Instruments, que fornece o chip de processamento para o Laser TV, mas é pouco. Teria que unir-se a Sony, Samsung, LG, Panasonic ou Philips, por exemplo, até para compartilhar os custos de desenvolvimento e de marketing que um produto como esse exige. Se, como tenho ouvido, o aparelho chegar às lojas dos EUA por mais de 5 mil dólares, dificilmente irá emplacar.

Enfim, vamos aguardar. Que está todo mundo curioso para ver, isso está.

Para saber um pouco mais sobre Laser TV, vale a pena dar uma olhada neste site.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

2 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

2 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

2 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago